Além de servir como câmera fotográfica e registrar momentos inesquecíveis, o meu celular também serve como ferramenta que me ajuda em todo o planejamento e execução de cada viagem. Eu tenho um kit básico de aplicativos gratuitos que facilitam muito a minha vida e já me livraram de alguns perrengues (especialmente mapas e memória na nuvem… hahaha)!
Listei todos eles aqui com uma breve explicação do por que uso cada um.
1. Google Keep
Esse app me ajuda bastante durante o planejamento de minhas viagens (e em vários outros momentos da vida também… hahaha). Ele permite que você crie lembretes e listas por meio de textos, fotos ou áudios. Eu, normalmente, faço listas dos lugares que não posso deixar de conhecer, das coisas que não posso esquecer de levar na mala, das comidas mais tradicionais que tenho de provar em cada lugar (essa parte é importante… 😋). Depois, conforme vou fazendo, vou dando check. Você também consegue compartilhar as listas com amigos via e-mail, Whatsapp, Facebook etc.
2. Skyscanner e Google Flights
Bom, aqui eu coloquei os dois juntos porque algumas vezes uso um, outras uso outro. O Google Flights eu normalmente utilizo para buscas no meu computador e o Skyscanner no app. Eles funcionam mais ou menos da mesma forma: buscam os melhores preços diretamente nas companhias e permitem que o usuário personalize a pesquisa de diversas formas. O Skyscanner ainda inclui pesquisas de hotéis e aluguel de carros. Pra garantir o melhor preço, eu sempre compraro os preços nas duas plataformas. Mas, se você quer ganhar tempo e precisa fechar voo, hotel e carro, opte pelo Skyscanner.
3. Airbnb
O app disponibiliza acomodações de todo tipo. Ele permite que você encontre e reserve casas, apartamentos, hotéis, hostels, um quarto inteiro ou compartilhado. A ideia é achar a hospedagem perfeita para o seu gosto e o bolso também, claro! Nele você consegue avaliar comentários dos últimos hóspedes e, depois de reservar, passa a ter contato direto com o dono da acomodação, o que facilita na hora de tirar dúvidas.
4. Google Trips
Esse aplicativo é maravilhoso. Se você, assim como eu, estava acostumado a viajar com uma pastinha cheia de papéis, com passagem, reserva de hotel e roteiros, verá que esse app tem a mesma função da pasta (e ainda ajuda você a ser sustentável, já que não precisará imprimir um monte de papel). O app pede acesso ao seu Gmail, faz uma varredura em todas as informações de viagem que você possui, organiza todas as informações automaticamente e separa por destino. Ele ainda seleciona os melhores restaurantes e dá sugestão de roteiros. E ele funciona totalmente off-line!
5. TripAdvisor
Funciona como um banco de dados, que pode ser utilizado na hora de escolher um hotel, restaurante ou bar, loja e outros serviços (há de tudo um pouco!). A essência do app são avaliações dadas por viajantes que já passaram por aquele local e postam comentários – inclusive postam fotos dos lugares! Se você está em dúvida se um hotel ou restaurante é bom ou não, se vale a pena ou não, ele vai ajudar bastante. É só conferir o que andam falando dele por lá 😉
6. XE Currency
Esse app te ajuda a não quebrar a cabeça fazendo contas para converter o seu Real para outras moedas. De forma supersimples, ele faz isso para você e ainda traz informações como taxas em tempo real e gráficos para troca de câmbio particular. Mesmo que esteja sem acesso à internet, você conseguirá realizar conversões.
7. WeatherPRO
O clima pode influenciar diariamente as nossas decisões de passeios em determinados lugares. Com esse app você consegue verificar a previsão do tempo incluindo sensações térmicas, direção e velocidade do vento, pressão do ar, precipitação e umidade relativa, horários do nascer e do pôr do sol.
8. Uber
Você pode usar o Uber para solicitar viagens individuais ou compartilhadas em mais de 600 cidades no mundo. Basta acessar por smartphone e acompanhar a localização do seu motorista. Você terá acesso ao valor da corrida antecipadamente. Aliás, o pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão de crédito.
9. Google Maps
Acho que esse todo mundo usa, certo!? Porém, além das funções já conhecidas, o app permite salvar pontos de interesse, analisar as avaliações de outros usuários sobre determinados lugares, criar roteiros no mapa e compartilhar com outras pessoas. E o melhor: mesmo off-line você pode ter acesso aos mapas que foram salvos anteriormente e ainda navegar, tudo gratuito. Amo! rs.
10. Google Translate
Esse realmente é um Salvador… hahaha. O app sempre me tira de roubadas quando o assunto é o idioma, principalmente quando estou tentando entender as opções de menus em restaurantes. O legal é que o Google Translate oferece traduções escritas e em áudio, e o melhor: ao posicionar sua câmera em frente a um texto, ele faz a tradução instantaneamente. Um dos grandes diferenciais é a tradução off-line. São 52 idiomas disponíveis sem a necessidade de conexão com a internet. É ou não é maravilhoso?! \o/
11. Google Fotos
Espaço no meu celular é sempre um problema. E receber aquele aviso “você não tem mais espaço para tirar fotos” no meio da viagem me tira do sério. Por isso esse aplicativo e tão útil para mim. Conforme vou tirando foto, vou subindo no app e deletando da minha galeria. Assim, libero espaço no meu celular e, ao mesmo tempo, tenho as imagens ali comigo o tempo todo, caso queira postá-las no Facebook ou Instagram. Também facilita muito o fato de, depois de subir no aplicativo, poder acessar de qualquer lugar: outros celulares, computadores etc.
12. Travel Smart
Esse app, da Allianz, acompanha o passageiro desde o aeroporto, atualizando a cada instante o status do voo e as alterações de horário, por exemplo. O principal recurso diz respeito aos cuidados com a saúde. Ele traz a localização dos hospitais mais próximos e um dicionário de medicamentos. Os viajantes que contratam o seguro da Allianz Seguros podem inclusive ter acesso à sua apólice e contatar a empresa pelo próprio aplicativo.
13. Slitwise
Esse aplicativo é perfeito para aquelas viagens com amigos. Sabe aquela confusão que sempre rola de quem pagou algo e quem deve para quem? Então, com o app essa dor de cabeça acaba. Ele funciona assim: você cria um grupo (por exemplo, “Viagem Ano Novo”) e aí cada pessoa vai incluindo o que e quanto pagou. No final, o app faz a melhor divisão entre todos, sem que você precise se preocupar. Este salva amizades… hahaha.
E quais são os seus aplicativos gratuitos favoritos? Compartilhe nos comentários! 😉