Continue

Quando lembro de minha primeira viagem internacional (sem contar Puerto Iguazú, na Argentina, claro… hahaha), me recordo do frio na barriga e das mil histórias que eu ficava imaginando que podiam acontecer, especialmente porque estava viajando sozinha.

Para minha sorte, eu tinha o Marcelo, que ia me encontrar no aeroporto e me apresentar a cidade (Barcelona, que será post por aqui logo, logo ;)). Mas até chegar lá, eu passaria por tudo sozinha… e só de imaginar isso minha ansiedade ia a mil.

Mas uma coisa é certa. Viajar mudou muito a minha vida e a maneira como eu enxergo as coisas. Desde que comecei a me aventurar por aí, tenho conhecido tantas coisas diferentes e incríveis que eu jamais teria visto se não tivesse enfrentado esses medinhos bobos que a gente costuma ter quando nos deparamos com algo novo.

Bom, pensando em tudo isso, reuni algumas dicas básicas para quem vai fazer uma viagem internacional pela primeira vez. E a verdade, acredite, é que tudo é bem mais fácil do que parece. Você só precisa se atentar aos itens que menciono abaixo:

Vou separar por ordem cronológica, explicando os passos principais para organizar tudo:

Passaporte

Se o destino internacional for qualquer um dos países membros do Mercosul, esse item não será necessário, apenas o RG. Mas, salvo essa exceção, pensou em viagem… o passaporte tem de estar em mãos e com no mínimo seis meses de validade.

Porém, há destinos em que o período restante de validade pode ser menor. Para o Canadá, por exemplo, ele deve ser válido no momento de entrada. É preciso verificar a exigência de cada país, fique atento! E lembre-se! O passaporte é o seu bem mais precioso durante a viagem, guarde-o da forma mais segura que você puder.

Para quem ainda não possui o documento, o processo para tirá-lo inicia-se no site da Policia Federal.

#Dica: Tenha sempre uma foto da página principal do seu passaporte no e-mail. É uma medida simples que, em uma emergência, como perda ou roubo, fará toda a diferença.

Aqui no blog tem post explicando como tirar o passaporte. Clica aqui e confira!

Para onde ir

Se você, assim como eu, já tem uma listinha de lugares dos sonhos, essa etapa será mais fácil. Mas é claro que os preços nem sempre ajudam e aí, no meu caso, o que me ajuda a decidir são as pro-mo-ções!!! Hahaha… O negócio é sempre ficar de olho nos sites de comparação de passagens para aproveitar as melhores ofertas. 

Visto  

O nosso lindo passaporte brasileiro nos permite viajar a turismo para muitos países sem a necessidade de visto – países da União Europeia, por exemplo. Estados Unidos, Canadá e Austrália são alguns dos países que pedem uma permissão prévia para a entrada. Nesses casos, é importante conferir os prazos e processos para solicitação que variam de acordo com cada país. Confira a tabela de vistos aqui.

Vacinas

Já imaginou descer do avião, cheio de ansiedade para conhecer o novo país, e ser mandado de volta para casa, sem nem mesmo sair do aeroporto? Terrível, né? Por isso, verifique as orientações para o seu país de destino e confira se ele está na lista dos que exigem a comprovação de vacinação. 

Passagens

Tendo definido o destino, você já deverá ter um orçamento programado e, então, é hora de pesquisar preços. Eu sempre gasto alguns dias pesquisando em vários sites, porque os valores variam muito de acordo com o site, o dia que você pesquisa, a data da viagem, o horário do voo…

Ou seja, são muitos fatores e a gente quer ter certeza de que estamos pagando pelo melhor custo/benefício né? Os sites que mais uso são: o próprio buscador de voos do Google, o Skyscanner, e agora tenho buscado também pelo MAxMilhas (mas esse vale apenas para voos saindo do Brasil), mas há muitos outros.

Confira neste post como encontrar os melhores preços em passagens aéreas.

Faça um seguro viagem

A gente não gosta nem de pensar que pode precisar durante as nossas férias, né? Mas, imprevistos acontecem e com a saúde não se brinca. Os seguros normalmente têm preços bem acessíveis, e eles são imprescindíveis para que você tenha uma viagem tranquila.

Com a infinidade de seguradoras, planos e coberturas que existem no mercado é super difícil descobrir por conta própria qual o melhor preço e custo-benefício para o seu destino na data desejada.

Para facilitar essa pesquisa, existe uma ferramenta que funciona como um comparador de preços de seguradoras, que é a Segurospromo. Você só precisa preencher o destino e a data da viagem e ele te mostra e compara os planos de dezenas de seguradoras. Depois é só escolher o seguro que melhor atende às suas necessidades, escolhendo por preços mais baratos, valor da cobertura ou melhor custo-benefício.

Dica: verifique com a sua operadora do cartão de crédito se eles oferecem algum tipo de seguro como benefício do cartão. Eu sempre viajei utilizando o seguro oferecido pelo meu. Eu ia tranquila e ainda economizava uma graninha.

Pesquise sobre os bairros, onde ir

Antes de reservar o hotel, eu gosto de pesquisar especialmente em blogs quais os bairros mais recomendados. Além disso, eu normalmente verifico o mapados locais que vou visitar e coloco estrelinhas (dá para fazer isso no Google Maps – ver post sobre aplicativos aqui) nos pontos que me interessam. Assim eu consigo ter uma boa ideia das distâncias entre cada localidade e qual a melhor região para hospedagem.

Já aconteceu muitas vezes de escolhermos hotéis mais distantes, para economizar. O problema é que às vezes o custo com transporte não compensa, isso sem contar o tempo que a gente perde para se locomover. O ideal é achar um equilíbrio entre a localização do hotel, sem pagar uma fortuna para ficar nas regiões mais centrais, onde geralmente estão localizadas as principais atrações turísticas.

Hotel

Se no seu roteiro há mais de um destino, você não precisa reservar todos os hotéis antes de embarcar. Com isso, tem mais flexibilidade para mudar a rota quando quiser, ou incluir um novo destino na sua viagem. Mas isso também dependerá do propósito e “estilo” de sua viagem.

O ideal é que, ao menos para os primeiros dias, você tenha uma reserva. Assim como há muitos buscadores de voo, existem milhares de sites que pesquisam e comparam preços de hotéis para você, seja qual for a sua opção de hospedagem. Quase sempre eu reservo pelo Booking, mas em nossas últimas viagens temos utilizado o Airbnb.

Veja neste post todas as vantagens de utilizar o Airbnb na sua próxima viagem.

Roteiro

Bom, com tudo pronto, chegou a hora de planejar os lugares que deseja visitar (se você é do tipo de pessoa que prefere se jogar e embarcar sem rota definida, pule esta etapa… Hahaha…). Normalmente, faço isso durante todo o período pré-viagem. Passo hoooras pesquisando sobre tudo: quais são os melhores museus, parques, ruas, restaurantes, bares e cafés mais indicados… E tudo mais que eu puder saber para aproveitar ao máximo. Acho que a graça e o prazer de toda viagem começa aqui. Hahaha…

Fazendo as malas

Eu faço as minhas malas durante a semana da viagem. E, antes de separar o que levar, sempre dou uma olhadinha na previsão do tempo dos locais por onde eu vou (😎).

Vai para um destino de verão? Veja o que levar em um destino de praia!
Vai para um destino de frio? Veja como fazer uma mala de inverno!

Como comentei no post sobre as novas regras de bagagem despachada, é muito importante fazer as malas levando em consideração as regras aplicadas pela companhia área escolhida.

Mala de mão

Esteja preparado. É possível que a sua mala se perca ou seja extraviada (parece exagero, mas já aconteceu comigo, inclusive. Precisamos nos preparar para tudo). Então, deixe uma troca de roupa extra dentro da mala de mão. Além disso, leve sempre com você os seguintes itens: passaporte e todos os outros documentos pessoais, dinheiro, objetos de valor (computador, máquina fotográfica etc.), carregador, fone de ouvido e remédios. E se você não confia em ter as reservas apenas no celular, carregue tudo que for impresso na mala de mão.

Você sabe como levar medicamentos na sua viagem? Clica aqui e saiba mais!

Agora sim, você pode viajar tranquilamente. Desconecte-se e aproveite muito a sua primeira viagem internacional.

Tem alguma dica ou sugestão para compartilhar? Deixe aqui nos comentários.

Beijos e até o próximo post! 😉 

postado por
Cleide
Paulistana de 28 anos residente em Tóquio. Começou sua jornada de descobertas na Europa, mas atualmente explora as diversidades do maior continente da terra, a Ásia!
Conhece alguém que também gostaria de ler essa postagem?
Compartilhe esse amorzinho!

  1. […] Primeira viagem internacional […]

  2. […] Primeira viagem internacional […]

  3. Caroline Mascarenhas 19/03/2019

    To em choque que pra Europa não precisa de visto. Já to começando a preparar as viagens tudo!

    • cleidesousa respondeu Caroline Mascarenhas 19/03/2019

      Isso mesmo, Carol!!! Vamos tirar todas as viagens do papel! hahah 😉

  4. […] Primeira viagem internacional […]

  5. Kátia Rodrigues 16/09/2017

    Quanta dica boa, amei, aproveitei todas elas!

    • cleidesousa respondeu Kátia Rodrigues 19/09/2017

      Que maravilha, amiga! Fico feliz 😀 bjss