Para mim, o Airbnb.com foi uma das melhores e mais interessantes invenções dos últimos tempos no quesito “viagem”. A empresa trouxe uma nova forma de se pensar a hospedagem e, com isso, um novo jeito de viajar.
A plataforma oferece uma alternativa para quem quer sair das opções clássicas de hotéis e hostels, permitindo que as pessoas aluguem apartamentos, casas ou quartos e conheçam um destino através da realidade de um morador da cidade.
Sem contar a oportunidade que oferece a cada um dos proprietários de conseguir locar o seu espaço e obter uma verbinha extra.
Uma das principais preocupações quando pensamos em apostar em algo assim é a segurança. E para que a gente se sinta seguro sobre a casa/quarto que estamos reservando, é possível avaliar os comentários de pessoas que já se hospedaram antes e se inteirar do que eles acharam.
Por exemplo, sobre como foi dividir a casa com o morador (para o caso de reservas de quartos), qual era o real estado da casa ou apartamento que está sendo oferecido, se a localização vale a pena etc.
A sensação de segurança também é validada pela compartilhamento cruzado de avaliações. Quero dizer, além do usuário avaliar e comentar sua hospedagem, o proprietário também faz uma avaliação do usuário após a sua saída.
Benefícios de usar o Airbnb
Um grande diferencial do Airbnb é a possibilidade de se hospedar em bairros e regiões da cidade onde normalmente não são muito acessíveis a turistas. Isso dá uma perspectiva totalmente diferente daquela que você teria se ficasse apenas na zona turística.
As facilidades de se estar num apartamento de verdade são muitas. Ter uma cozinha, por exemplo, à disposição para cozinhar nossas próprias refeições durante a viagem é uma das coisas que mais gosto, porque o custo geral acaba ficando mais barato, já que precisamos jantar fora todos os dias.
E o quesito mais vantajoso: o preço. Aliás, esse quesito, com certeza, é um diferencial que faz sucesso. Em muitos lugares, o Airbnb é a opção que oferece hospedagem mais em conta, com boa localização (e qualidade). Quase sempre é uma opção mais barata, mais confortável e mais acessível do que os hotéis.
Encontrando uma hospedagem
Fazer uma busca no Airbnb é super fácil e as opções são bem flexíveis. Você escreve qual o seu destino e a data da viagem.
Para encontrar resultados mais alinhados com as suas preferências, basta preencher os demais filtros, como quantidade de hóspedes, o tipo de acomodação que você deseja e qual a faixa de preço, entre outros filtros.
Conforme você afina sua pesquisa, incluindo seu orçamento, comodidades (como Wi-Fi ou animais de estimação), você verá que o número de hospedagens no resultado se tornará menor, facilitando a escolha dos que são mais adequados para você.
O Airbnb é confiável?
Todas as negociações são feitas diretamente com o dono do imóvel, sem intermediação de agentes. Por isso, para estar seguro de que está fazendo um bom negócio, é importante ler com bastante atenção todas as descrições fornecidas pelo anfitrião e, principalmente, os comentários dos outros usuários que já se hospedaram naquele apartamento.
Mas não se preocupe, o pagamento da reserva é feito para a plataforma e só depois que você se hospedar e constatar que o local condiz com o que foi anunciado é que o valor é liberado para o proprietário.
Felizmente, nunca tivemos problemas em nossas hospedagens. Mas é importante saber que, se ao chegar no endereço indicado no anúncio você encontrar um local diferente do que foi anunciado, entre em contato com o suporte do Airbnb e eles irão resolver seu problema, chegando a fazer o ressarcimento dos valores pagos, se necessário.
Use o Airbnb no computador ou celular
Além de acessar o Airbnb pela web, também vale a pena baixar o aplicativo gratuito, principalmente se você estiver viajando. Você consegue pesquisar, reservar, acessar todas as informações do apartamento e ainda usar a ferramenta de bate papo para hóspedes e anfitriões.
Inclusive, recomenda-se que toda comunicação seja feita por essa aplicação, assim tudo ficará registrado lá, para casos em que algum problema precise ser resolvido pelo site.
Nossa experiência
Na hora de buscar uma hospedagem, o Marcelo e eu sempre fazemos uma comparação de preços dos hotéis no Booking e dos apartamentos inteiros no Airbnb.
E agora, olhando para as nossas últimas reservas, vejo que, na maioria das vezes, optamos por hostels ou hotéis quando temos poucos dias na cidade, e por apartamentos no Airbnb, quando temos mais tempo para aproveitar. Mas é claro que a decisão final fica por conta do melhor custo/benefício.
Dicas extras
- Adiciones o seu anfitrião no Whatsapp antes da viagem. Isso pode facilitar a comunicação, caso você não consiga contato com ele pelo app do Airbnb.
- Defina com antecedência a hora e o local onde as chaves deverão ser retiradas. Normalmente somos recebidos pelos anfitriões no próprio apartamento, mas já ouvi casos em que as chaves foram deixadas em um lugar diferente. E fique atento ao horário marcado de chegada.
- O valor real é o valor final. No momento de fazer as buscas, é importante levar em consideração o número de pessoas que se hospedarão com você, porque determinará o valor final.
Alguns proprietários também incluem uma taxa de limpeza e, por fim, também é adicionada a comissão do Airbnb ao final da compra.
- As regras de cancelamento são determinadas pelo próprio anfitrião, usando como base regras pré-definidas pelo Airbnb. Existem sete regras, e as mais usuais são: regras flexíveis, que permitem cancelamento sem multa até 1 dia antes do check-in. A moderada, que prevê um reembolso de 50% do valor que foi pago, caso o cancelamento ocorra com menos de 5 dias para a chegada. E a rigorosa, que determina que cancelamentos realizados com menos de uma semana não serão reembolsados.
Quer ganhar 25€ de desconto?
Faça o cadastro clicando aqui e ganhe 25€ de desconto para a sua primeira reserva no Airbnb.
Ainda tem alguma dúvida sobre como funciona? Deixa aqui seu comentário que eu tentarei te responder!
😉
Checklist pré-viagem com tudo o que você precisa fazer antes de embarcar
Tudo que você precisa saber sobre seguro viagem
-
[…] neste post todas as vantagens de utilizar o Airbnb na sua próxima […]