Continue

Confira neste post um pouquinho sobre a minha experiência de um bate e volta em Valência, a terceira maior cidade da Espanha, saindo de Barcelona.

Apesar das dezenas de passeios legais para se fazer na cidade, descobrimos, na prática, que é perfeitamente possível conhecer Valência em um bate e volta, ainda mais durante os dias longos de verão, quando o sol se põe por volta das 21h30.

Cleide e Clarisse em Bate e Volta em Valência

Continue a leitura deste post e descubra como chegar, o que é possível fazer em um dia, o que você não pode deixar de provar e outras diquinhas mais!

Minha irmã e eu decidimos conhecer a cidade de última hora. Descobrimos uma promoção com a empresa de ônibus Alsa e, como não tínhamos muito tempo para fazer uma viagem longa, decidimos que arriscar fazer um bate e volta para Valência seria uma boa opção. E partimos!

Como fazer bate e volta em Valência, saindo de Barcelona

Os ônibus partem de Barcelona pela estação Sants. Compramos passagens para as primeiras viagens do dia, que saem às 7h15 e chegam em Valência às 11h15.

A parte chata são as horinhas de viagem, é verdade! Mas para uma paulista que sempre enfrentou horas e horas de trânsito apenas para ir para ao trabalho, confesso que achei bem tranquilo.

Azulejos da parte externa do mercado central

Além disso, se você pegar o primeiro ônibus do dia você, como nós, poderá terminar o seu sono durante a viagem e, na volta, aproveitar para dar aquela descansada depois de bater pernas o dia inteirinho. Garanto que valerá a pena!

A rodoviária onde os ônibus chegam fica bem ao lado do centro e das principais atrações turísticas da cidade. Por isso, você poderá fazer quase tudo a pé.

○ Primeira parte do bate e volta em Valência

Saindo da rodoviária fomos direto aos pontos mais próximos que tínhamos marcado em nosso mapa. Mas, claro, paramos pra tomar um cafezinho em uma das tantas opções com mesinhas na calçada que encontramos no caminho.

Nosso objetivo era chegar na Catedral de Valência, mas fizemos um caminho passando pelo bairro El Carmen, onde ficam os portões medievais das Torres de Serranos e de Quar.

Ruas de Valência

Esse primeiro caminho já nos deu as primeiras e agradáveis impressões sobre Valência: lindos jardins, ruazinhas estreitas e tranquilas, prédios históricos e muito bem preservados.

Mercado Central

O mercado de Valência é um ótimo lugar para conhecer o que há de mais típico na culinária local. Além disso, a construção é super bonita. O destaque fica por conta do teto, uma estrutura cheia de vitrais e com uma impressionante cúpula central de ferro e vidro.

Parroquia de San Pedro Mártir y San Nicolás Obispo

Essa foi, pra mim, a maior surpresa de Valência. Para se ter uma ideia, essa igreja é considerada a “Capela Sistina de Valência”.

Ela foi construída no século 13, mas foi destruída durante a Guerra Civil (entre os anos 1936 e 1939). Felizmente, em 2016, a igreja foi completamente restaurada e voltou a ser essa maravilha da arquitetura gótica e barroca.

Passamos mais ou menos 1 hora lá dentro admirando cada cantinho, principalmente porque a entrada inclui um áudio-guia em português que ia nos orientando sobre cada detalhe da igreja.

Hora do almoço – Paella

Você sabia que a Paella é um prato que nasceu em Valência? Pois é! Então, quando estiver por lá, não deixe de provar a tradicional Paella Valenciana.

Como não podia deixar de ser, escolhemos um tradicional restaurante na cidade para provar a famosa paella Valenciana. Pesquisamos algumas opções e nos decidimos pelo Bodegó de la Sarieta, um local bem tranquilo, pertinho de todos os locais que estávamos visitando, com preço justo e uma paella incrível. Tudo que a gente queria.

○ Segunda parte do bate e volta em Valência

Catedral de Valência

A Catedral de Valência é o monumento mais antigo da cidade. Ela foi construída entre os anos 1252 e 1482, em cima do que antes era uma mesquita muçulmana.

É possível conhecer partes da catedral sem ter de desembolsar um centavo, mas alguns tours pagos ocorrem de hora em hora e levam para conhecer todos os cantinhos da Igreja, inclusive a sua torre, conhecida como Miguelete, que dá direito a uma bonita vista da cidade.

Plaza de la Virgen

De lá, seguimos para a Plaza de la Virgen, que remonta aos tempos romanos e tem um amplo espaço com uma fonte bonita, com a representação de oito mulheres nuas.

Fonte da Plaza de la Virgen

Aliás, ali também tem vários cafés e bares, ideal para um descanso… O local pode ser uma boa pedida para se refrescar durante os quentes verões! Nesta praça fica ainda a Basílica de Nossa Senhora dos Desamparados.

Horchateria Santa Catalina

A bebida mais famosa de Valência não leva nada de álcool, ao contrário, está mais para um copo de leite, hahaha!!! Mas a verdade é que a horchata é uma bebida vegetal, extraída de um tubérculo chamado chufa.

Eu já tinha experimentado em Barcelona (a bebida é bem famosa em cidades da Catalunha) e confesso que não gostei. Mas estando na região onde a bebida nasceu, resolvi dar mais uma chance.

A Horchateria Santa Catalina fica ao lado da Catedral de Valência e é conhecida por ser uma das mais antigas e tradicionais do mundo. Com base em todo esse mérito, resolvi provar. E não é que gostei? Servida bem geladinha e acompanhada com “Los Fartons”, uma espécie de pão fofinho açucarado, fica uma delícia…

Platja de Llevant

Mesmo estando um pouco distante do centro da cidade, não queríamos deixar a praia de Valência de fora do nosso roteiro. Por isso, deixamos este passeio para o final e nos organizamos para passar as últimas horinhas descansando e olhando para o mar valenciano.

O caminho mais rápido do centro até a praia pode ser feito de metrô. Embarcamos na estação Colón e descemos na estação Marítim – Serrería. De lá caminhamos mais uns 15 minutinhos, passando pelo porto de Valência, até chegar na praia de Llevante.

Chegando lá, o que mais me impressionou foi a extensão da areia da praia. Diferentemente das pequenas e estreitas praias de Barcelona, essa possui uma imensidão de areia branca e fofinha. Isso faz com que, mesmo lotada, a sensação é de que tem espaço pra todo mundo.

Na hora de ir embora, optamos por pegar o ônibus 95, que nos deixava diretamente na rodoviária onde teríamos que pegar o ônibus para Barcelona. Mas a melhor parte dessa escolha foi que, sem saber, escolhemos um caminho que passava pela Cidade das Artes e das Ciências, uma das principais atrações de Valência. E pelo pouco tempo que tínhamos, resolvemos não visitar.

Mesmo que rapidinho, conseguimos ver as enormes e modernas construções do complexo. Um incrível contraste com as construções medievais que conhecemos ao longo de todo o nosso dia em Valência.

Já conhece ou deseja conhecer a Espanha? Veja todos os posts sobre as principais cidades clicando aqui.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão a acrescentar? Então deixe seu comentário aqui e siga o blog lá no Face e no Instagram.

Beijos e até o próximo post!

postado por
Cleide
Paulistana de 28 anos residente em Tóquio. Começou sua jornada de descobertas na Europa, mas atualmente explora as diversidades do maior continente da terra, a Ásia!
Leia mais sobre espanhaeuropaValência
Conhece alguém que também gostaria de ler essa postagem?