Continue

A nossa experiência no quesito “gastronomia” foi tão maravilhosa que eu resolvi fazer um post só pra contar sobre as delícias para se comer e beber em Portugal.

De cara, a impressão que dá é que, em qualquer esquina, a gente vai encontrar uma comida da melhor qualidade, ser muitíssimo bem atendido, sair satisfeito e pagar no máximo 10 euros. E é isso mesmo! Pelo menos foi o que aconteceu com a gente durante os dias que estivemos em Portugal, tanto em Lisboa como em Fátima ou no Porto.

É muito comum a gente ouvir falar da bacalhoada portuguesa, que é o principal e imperdível prato de Portugal. Mas a verdade é que são tantas opções maravilhosas que o melhor mesmo é fazer uma listinha pra não deixar de provar nenhum prato.

Pastel/Bolinho de bacalhau

O bacalhau é o ingrediente principal da maioria dos pratos portugueses… Inclusive, no tour que fizemos em Porto, nos explicaram que os portugueses são os maiores consumidores de bacalhau do mundo e o maior importador de bacalhau da Noruega. Isso mesmo, o peixe-estrela de Portugal que não se pesca em águas portuguesas.

Nós provamos o pastel de bacalhau num tradicional restaurante de esquina da Rua Augusta, chamado “Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau”.

Sardinha

O símbolo de Lisboa não poderia ser outra coisa mesmo, hahaha… Em quase todos os restaurantes você consegue provar a típica sardinha assada no carvão. Além, é claro, das milhares de opções de lembrancinhas no formato de sardinha.

Alheira de Mirandela

Nos contaram que essa linguiça teria sido criada pelos Judeus para convencer a inquisição portuguesa de que eles tinham se convertido a cristãos. Mas a verdade é que eles criaram uma linguiça sem porco, feita apenas com carne de aves. Nós provamos a alheira em Porto e, de todos os pratos que provamos em Portugal, este foi o que mais gostei. É delicioso, gente… Sério! E ainda é servido com ovinho estrelado e batatas fritas. 😋

Francesinha

Alguns amigos me falaram tanto desse pranto que chegando em Lisboa fomos imediatamente atrás de um restaurante para provar. Só depois descobrimos que este é um prato típico de Porto… hahaha. Ou seja, provamos na cidade errada. Talvez não tenha sido o mais original que poderíamos ter degustado, mas ainda assim estava uma delícia. Mas confesso: que prato gordo! Ele tem o formato de sanduíche e é feito em camadas de linguiça, salsicha fresca, presunto, bife bovino, ovo e, no final, coberto com queijo derretido. Tudo isso no meio de um molho de tomate com cerveja e servido com batatas fritas… Ufa!

Pastel de Nata

Esse é o doce mais tradicional de Portugal. Ele é o pop star das vitrines de padarias. E eu, que não perco tempo quando o assunto é comida, provei logo no primeiro dia! hahaha… E adorei!!! Até o dia em que fui até a famosa pastelaria de Belém, onde eles fazem o autêntico “Pastel de Belém” – assim mesmo, com letras maiúsculas. É que esse doce merece todo o nosso respeito e jamais poderá ser comparado com qualquer outro pastel de nata! hahaha!!! Ele sai do forno e vai para o nosso prato no mesmo instante, ainda quentinho… servido com canela e açúcar. Não tem nada igual.

Queijadas e Travesseiro de Sintra

Quem vai pra Sintra – destino imperdível pra quem visita Lisboa, como contei neste post – não pode deixar de provar a queijada e o travesseiro de Sintra na “Fábrica Piriquita”. 😏 É feito com uma massa folhada coberta por açúcar e recheado com creme de ovos e um toque de amêndoas. Mas o doce que fez a fama do lugar foi a queijada, que é uma massa crocante de queijo fresco, ovos, açúcar, farinha e canela. Os dois são muito bons e vale a pena provar. Mas o meu preferido aqui foi o Travesseiro.

Estes foram os pratos mais tradicionais que provei durante nossa viagem. Porém, existem outros que também são bastante famosos e que você também poderá provar quando estiver por lá, como o cozido à portuguesa, o caldo verde e o arroz de pato.

BEBIDAS

Além de se comer muito bem, em Portugal também se bebe muito bem! Ô, lugarzinho abençoado, viu, gente!? hahaha.

Por isso reuni aqui algumas das famosas bebidinhas que você deve provar quando estiver por lá.

Ginjinha

Um licor de uma fruta chamada Ginja, que se parece com cereja. É beem doce, mas é um licor, né… Então, tomamos só um pouquinho. É bem gostoso!

Cerveja

Parece que existe uma rixa antiga entre Porto e Lisboa. Segundo Eça de Queiroz, “Lisboa inveja ao Porto a sua riqueza, o seu comércio… O Porto inveja a Lisboa a Corte, o Rei, as Câmaras, S. Carlos e o Martinho”. E parece que isso ainda segue – mesmo que em tom de brincadeira… hahaha!!! no futebol e no gosto pela cerveja. Super Bock x Sagres. A primeira é mais popular em Porto e a Sagres mais consumida em Lisboa. Eu não gosto de cerveja, então não saberia dizer qual a melhor e muito menos a diferença. Segundo o Marcelo, a Sagres tem um sabor mais suave e refrescante; já a Super Bock é mais amarga e pode não agradar muita gente, mas foi a que ele mais gostou.

Vinho Verde

A bebida tem esse nome porque é feita com um vinho bem jovem. É baratinha e é servida sempre bem gelada, por isso, é bem comum no verão.

Vinho do Porto

É claro que esse não poderia ficar fora desta lista. Ir a Porto e não provar o famoso vinho do porto é como ir para o Rio de Janeiro e não assistir ao pôr do sol no Arpoador. Existem vários tipos, para todos os gostos e bolsos. Para conseguirmos provar e conhecer um pouquinho mais, eu e o Má fizemos uma visita a uma das várias adegas na região de Vila Nova de Gaia. Nós escolhemos a Croft, que produz vinho do Porto desde 1588 – é a mais antiga da região. Mas existe muitas outras e eu super recomendo, porque a gente aprende a diferença entre os vinhos, faz uma visita guiada pela adega e ainda pode provar 3 diferentes tipos. Tudo isso por 10€. Vale a pena, né!?

Deu vontade de provar? Mas oh, veja lá, hein? Não vá provar todas de uma vez, hahaha. Prove uma por dia e sempre com moderação, claro! 😉

postado por
Cleide
Paulistana de 28 anos residente em Tóquio. Começou sua jornada de descobertas na Europa, mas atualmente explora as diversidades do maior continente da terra, a Ásia!
Conhece alguém que também gostaria de ler essa postagem?
Compartilhe esse amorzinho!

  1. Cleonice Dapor 27/11/2017

    Nossa com suas dicas, com certeza quando voltarmos a Portugal vamos aproveitar muito mais! 😍😙

    • cleidesousa respondeu Cleonice Dapor 30/11/2017

      linda <3

  2. Izadora Sobrinha Rodrigues 17/11/2017

    Deu água na boca sério!!! Adorei as dicas vou começar a planejar a visita da família a europa e Portugal está na lista sem dúvidas♡♡♡♡

    • cleidesousa respondeu Izadora Sobrinha Rodrigues 30/11/2017

      Ahh sua linda! Vem sim. Você vai amar a Europa. É a sua cara 😀