O Transferwise é uma plataforma internacional que permite a transferência de dinheiro para o exterior, para qualquer banco, com o menor custo possível. Como sabemos, a maioria dos bancos cobra comissões super altas, juros e taxas absurdas.
Isso sem contar o lucro que os bancos obtêm em cima de nossas transações, com a conversão na hora de fazer esse tipo de transferência.
Pensando nisso, vou dar umas dicas de como transferir dinheiro utilizando essa plataforma.
Muita gente também utiliza o serviço como uma forma de trocar dinheiro antes de uma viagem internacional. Se você quiser utilizar com esse objetivo, não se esqueça que a transferência só funciona se você – um amigo ou parente em quem você confia muito – tiver uma conta no país para onde você pretende enviar a quantia, ok!?
Eu já tinha lido bastante a respeito e há pouco tempo resolvi testar o serviço deles, para entender como funciona e se realmente é mais fácil, seguro e econômico.
Minha experiência foi superpositiva, porque além de ser rápido para solicitar a transferência, também foi bem rápido para o dinheiro cair na conta internacional.
Quais as vantagens do TransferWise?
- O câmbio para a moeda estrangeira é realizado utilizando a cotação comercial, o que garante uma economia de até 8% em relação ao valor do turismo, segundo comparação com site Melhor Câmbio;
- Para realizar a transferência você pode fazer o pagamento através de boleto bancário;
- Uma vez feito o depósito ou a transferência, o valor convertido cai direto na conta do favorecido, sem nenhuma burocracia;
- As taxas são bem mais baixas do que as normalmente cobradas pelos bancos tradicionais. Explico melhor logo abaixo.
O TransferWise é confiável?
Além de garantir que o serviço é seguro, por experiência própria, é importante destacar que o Transferwise é uma empresa legalizada e certificada no Brasil e no mundo todo. Eles trabalham em parceria com o MS Bank e o Banco Rendimento, que são autorizados pelo Banco Central do Brasil e operam de acordo com as normas do sistema brasileiro. Além de tudo isso, eles também possuem milhares de usuários e comentários positivos por todo o mundo.
Quer entender qual a diferença entre transferir com um banco convencional e o TransferWise?
O Transferwise é mais barato do que o sistema dos grandes bancos porque funciona sem cobrar uma série de taxas que costuma vir embutida – e nem sempre expostas com clareza – no envio internacional de valores pelo método antigo.
Como no exemplo acima, bancos como o Itaú aplicam uma taxa de câmbio que é definida pelo próprio banco. Essa taxa é normalmente chamada de câmbio turismo e inclui uma margem extra sobre o câmbio médio de mercado.
Já no Transferwise, o dinheiro é convertido com o câmbio comercial (ou câmbio médio de mercado), que você pode conferir no site da Transferwise ou em outras fontes confiáveis, como o XE, Yahoo Finanças, Google, entre outros. O câmbio comercial é conhecido como o valor praticado pelo mercado financeiro – ele define quanto a moeda de um país vale com relação a outra.
Fonte: TransferWise
Quer saber como fazer sua transferência?
Confira o passo a passo:
Passo 1
Acesse a plataforma através da web ou do aplicativo, disponível para android e iOS.
Vou fazer esse passo a passo utilizando telas no app, mas você também pode fazer através da página web oficial, que é tão fácil e intuitivo quanto.
Faça o seu cadastro utilizando um e-mail específico ou sua conta do facebook.
Passo 2
Ao clicar no ícone “envie” você já será redirecionado para preencher as informações da sua transferência.
Importante: a plataforma só permite a realização de transferências pessoais (conta de pessoa física) e com limite de até R$ 9 mil por mês/ por CPF.
Passo 3
Coloque a quantia que você deseja transferir, selecione a moeda de origem e em seguida a moeda do país para onde deseja transferir, e pronto! Aqui você já pode ver o valor exato que o beneficiário (tem palavra mais simples?) receberá.
Observe alguns pontos aqui:
Clicando em “Câmbio garantido” você consegue ver o histórico de câmbio dos últimos 30.
Clicando em “Ver mais” você poderá ver os detalhes e taxas incluídas na transação.
Passo 4
Nessa parte, você precisará preencher o nome completo e o IBAN (número internacional da conta bancária) de quem receberá a transferência.
Já na tela seguinte, você deverá preencher os dados do responsável pelo envio. Se for de você para você mesmo, a transferência, basta preencher com os seus dados pessoais.
Importante: preencha seus dados com bastante atenção porque, uma vez que você tenha validado seus dados, não conseguirá alterá-los.
Dica: preencha o seu nome e o nome do beneficiário sem nenhum acento. O sistema não os reconhece e isso faz com que o nome fique desconfigurado. Exemplo: O nome José ficará Jos´e.
Passo 5
Confirme os dados e o método de pagamento.
Depois de preencher e confirmar todos os dados necessários, o Transferwise te dará algumas opções de pagamento, onde os principais são:
- Transferência bancária, com a qual você não terá nenhum custo adicional, ou;
- Boleto bancário, que cobra R$ 3,00 adicionais de comissão.
Em seguida, você receberá o boleto ou será redirecionado para fazer a transferência.
Pronto!
Depois de realizar o pagamento, o destinatário receberá um email com a confirmação do envio do valor e uma estimativa de tempo para que o dinheiro caia na conta, que demora de 1 a 2 dias úteis.
Se você tiver algum problema, a empresa disponibiliza suporte pelo telefone (11) 4680-3574 ou email: [email protected].
Se você precisar de suporte em outro país, os números estão nessa lista.
Gostou das dicas? Curta e compartilhe! E não esqueça também de curtir a página do blog no Instagram: @blogporondeeuvou e no Facebook!
Checklist pré-viagem com tudo o que você precisa fazer antes de embarcar
Tudo que você precisa saber sobre seguro viagem
-
Izaura Lourenço Nogueira 15/09/2022
preciso de ajuda para recuperar minha conta, mudei a senha agora não consigo fazer a transação, o sistema diz que tenho 2 contas help me please