Continue

E ainda sobre Portugal… Depois do perrengue para seguir de Fátima para Porto – se você não sabe do que eu estou falando, clica aqui –, chegamos ao nosso último destino bem cedinho, prontos pra aproveitar ao máximo possível os nossos dois dias em Porto. 😁

A primeira coisa que fizemos ao chegar foi dar uma volta na região próxima ao hotel. Visitamos o Mercado do Bolhão e a Capela de Santa Catarina.

Alguns dias antes de nossa viagem para Portugal eu tinha visto que um dos passeios mais recomendados era o tour pelas caves de Vinho do Porto. Por isso, enviei um e-mail com antecedência e garanti a nossa visita.

Curiosidade: o nome “cave” vem do conceito de caverna, locais em que os vinhos do Porto amadurecem, envelhecem e melhoram cada vez mais com o tempo.

E a região onde está a rota com a maioria das Caves de Vinho do Porto é a Vila Nova de Gaia, que fica ao lado de Porto, área separada apenas pelo rio Duero e unida por diversas pontes, que facilitam o acesso.

São várias empresas diferentes que oferecem o passeio e a nossa escolhida foi a Croft. Acho que o acesso até ela não é dos mais fáceis – inclusive, nós nos perdemos um pouco para chegar até lá, mas em compensação, a visita tem menos gente, o que dá a sensação se ter uma experiência exclusiva.

Além do tour, e das explicações sobre como funciona a produção e de ouvir sobre a história do Vinho do Porto, nós também provamos três outros tipos de vinho. O Croft Pink, o Ruby e finalizamos com um Tawny de 10 anos.

No final da visita, o tempo fechou e caiu um temporal. Saímos da Croft correndo e entramos no primeiro restaurante que encontramos. Mas a sorte é que em Portugal, como contei nesse post aqui, qualquer restaurante é um ótimo restaurante.

E, pra não perder o dia, após o almoço, mesmo com uma garoinha chata, seguimos o nosso passeio. Visitamos a Igreja de São Francisco e os Jardins do Palácio de Cristal. Foi uma pena visitar tudo com aquele tempo cinza e coberto por névoa, mas não queríamos voltar para o hotel sem terminar nosso roteiro.

O dia seguinte era o de Walking Tour e, para a nossa alegria, o dia estava lindo. Com duração de aproximadamente 3h30, o passeio começou na Praça da Liberdade e teve um roteiro bem elaborado.

Fizemos a primeira parada na incrível estação São Bento e descobrimos que o primeiro trem chegou lá em 1896 e que, na sua arquitetura, são utilizados 20 mil azulejos. Seguimos o tour até o Distrito da Ribeira, um antigo bairro de pescadores e mercadores. Todo o charme se deve às suas ruas estreitas – típicas portuguesas – e aos seus edifícios antigos.

Também fizemos uma pausa na antiga Livraria Lello, que é considerada uma das mais bonitas livrarias do mundo.

Muita gente acredita que J.K.. Rowling se inspirou na cidade, e principalmente na livraria, para criar as histórias do Harry Potter, já que ela vivia na cidade do Porto quando começou a escrever “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. E olha… eu acho que faz muito sentido, porque a escadaria de madeira é realmente muito parecida com a escadaria de Hogwarts. Sem contar as longas capas pretas que fazem parte dos uniformes dos alunos de Hogwarts, que lembra muito os uniformes dos alunos da Universidade do Porto e de muitas outras faculdades portuguesas.

Para terminar nosso tour, visitamos a reitoria da Universidade do Porto e a Torre dos Clérigos – a torre mais alta de Portugal e um dos monumentos mais emblemáticos da cidade.

Porto é uma cidade cheia de coisas legais pra gente descobrir. Muita história, monumentos, boa comida, preços justos e gente simpática… muito simpática. É uma cidade pequena que, planejando bem, a gente consegue visitar em dois dias, fazendo tudo a pé.

Também tem vontade de conhecer Portugal? Confira os outros posts sobre Lisboa, SintaFátima e sobre as comidas mais gostosinhas do país.

Beijos e até o próximo post 😉

postado por
Cleide
Paulistana de 28 anos residente em Tóquio. Começou sua jornada de descobertas na Europa, mas atualmente explora as diversidades do maior continente da terra, a Ásia!
Conhece alguém que também gostaria de ler essa postagem?
Compartilhe esse amorzinho!

1. Cleonice Dapor 27/11/2017

Queremos muito conhecer Porto! Quem sabe na próxima vez que formos visitar vocês. 😉😉😙

• cleidesousa respondeu Cleonice Dapor 30/11/2017

Eu super topo voltar. Portugal é incrível.