Continue

Você sabia que um passeio pelas principais ilhas de Veneza: Murano, Burano e Torcello pode ser feito em apenas uma tarde e vale muito a pena!? Pois é. Continue a leitura e descubra como.

Eu e o Marcelo estivemos em Veneza por 3 dias e reservamos um deles para fazer um passeio pelas ilhas de Veneza em uma excursão com a empresa Alilaguna. O passeio completo passa pelas três ilhas e leva em torno de 4 horas. Elas são realmente muito pequenas e, levando em conta que o tour é feito com um guia que vai nos contando toda a história da cidade durante o caminho, é possível conhecê-las – ainda que superficialmente – passando apenas 1 hora em cada uma.

Murano

Essa foi a primeira ilha que visitamos com o tour – é a que está mais próxima de Veneza. Quem já pesquisou um pouquinho sobre passeios a se fazer em Veneza já deve ter percebido que a maioria dos blogs recomenda uma visita a Murano. Essa é a ilha da famosa fábrica de vidro. Em minha opinião, esse é o único motivo para se visitar Murano. A cidade em si não tem muita coisa pra ver. A grande atração fica realmente por conta da fábrica, que também só vale a pena se você for em grupo e puder participar do roteiro guiado. 

Como estávamos em grupo, assistimos à uma apresentação com um guia que contou a história da fábrica e nos mostrou como é feito o processo de fabricação das peças de vidros. No final da visita, a gente pode conhecer a lojinha da fábrica e ver todas as peças prontas, sem obrigação de comprar nada.

Na página oficial da fábrica de vidros você pode consultar os preços e horários de visita. 

Depois do passeio pela fábrica, se você ainda tiver um tempinho, visite a Basílica de Santa Maria e Donato, que tem uma construção incrível do século 8. 

Como ir por conta própria de Veneza a Murano

Se você decidir visitar apenas Murano, vá até a parada “Fondamenta Nuove” – na área norte da ilha de Veneza – e pegue as linhas 4.1 ou 4.2 do Vaporetto (ônibus aquático da cidade) e desça na estação “Venier”. O percurso de Veneza a Murano leva em torno de 20 minutos.

Torcello

Essa é a segunda ilha do roteiro, e também a menor entre todas elas. Segundo a nossa guia, apesar de muito tranquila e praticamente sem moradores – cerca de 20 pessoas vivem lá hoje – Torcello já foi a ilha mais populosa de Veneza, quando os moradores se refugiaram ali para se proteger das invasões Bárbaras. Mas 1000 anos depois, um surto de malária acabou com a população e o poder da cidade foi passada para a ilha de Veneza.

Ao chegar na ilha, a gente se depara com um lugar decadente e abandonado. Difícil até de imaginar toda a história que está por trás desse cenário. A principal atração da ilha é a Catedral de Santa Maria Assunta, que foi construída no século 7, no ano 639.

Como ir por conta própria de Veneza a Torcello

Na mesma parada “Fondamenta Nuove” – na área norte da ilha de Veneza, pegue a linha número 12 do Vaporetto e desça na estação “Torcello”. O percurso de Veneza a Torcello leva em torno de 50 minutos.

Burano 

A ilha das cores. Essa sem dúvida foi a minha parada preferida. Uma ilha de pescadores cheia de vida e de casinhas coloridas.

Minha principal dica aqui é, se você gosta de aproveitar um passeio sem correria ou, se tiver tempo para conhecer apenas uma ilha, vá direto para Burano, escolha um dos restaurantes ao redor do canal e passe uma tarde tranquila por lá. Você não vai se arrepender. 

Burano também é famosa pela produção de renda, que começou a ser produzida ainda no século 16. Várias lojinhas estão espalhadas pela ilha e oferecem ótimas – mas nem por isso baratas – opções de lembrancinhas da cidade.

Como ir por conta própria de Veneza a Burano

Na mesma parada “Fondamenta Nuove” – na área norte da ilha de Veneza, pegue a linha número 12 do Vaporetto e desça na estação “Burano DX per Treporti”. O percurso de Veneza a Burano leva em torno de 40 minutos.

Mas vale a pena fazer as 3 ilhas?

Alguns amigos meus que já tinham feito esse passeio me sugeriram fazer apenas Burano, porque assim teríamos mais tempo para passear e conhecer a mais bonita das ilhas. Mas eu, que sou teimosa, quis pagar pra ver. Queria conhecer as três e tirar minhas próprias conclusões sobre elas. E no final conclui que a melhor, e mais bonita, é realmente Burano. Com certeza, eu poderia passar mais 2 ou 3 horas tranquilas caminhando pelas ruazinhas ou tomando uma bebida olhando para as dezenas de casinhas coloridas da cidade. 

Mas não me arrependo de ter feito as 3 ilhas de Veneza. Pude conhecer pessoalmente, mesmo que em um passeio rápido, um pouquinho de cada uma e definir por experiência própria a minha preferida. 

De qualquer forma, acho que conhecer as 3 ilhas de uma vez só vale a pena se for um passeio guiado.  

Passeio guiado

Como comentei acima, fizemos o passeio com a empresa Alilaguna. A excursão que passa por Murano, Torcello e Burano – chamada de “Linha Verde”, é feita com guia e dura em torno de 4 horas.

Os guias falam diferentes idiomas (inglês, espanhol, italiano, alemão e francês). Verifique os horário e o idioma oferecido em cada um no site oficial.

O preço para fazer a excursão com a Alilaguna é 20€. Este é o mesmo valor de um bilhete de transporte público para um dia inteiro – que você pagaria para conhecer todas as ilhas de Veneza por conta própria, mas que não inclui um guia.

Tá planejando uma viagem para a cidade mais romântica da Itália? Então confira os outros posts sobre Veneza aqui do blog:

O que fazer em Veneza

O que comer em Veneza

Como aproveitar melhor o passeio de gôndola em Veneza

Como chegar e como se locomover em Veneza

Gostou das dicas? Curta e compartilhe! E não esqueça também de curtir a página do blog no Instagram: @blogporondeeuvou e no Facebook!

Beijos e até o próximo post

😉

postado por
Cleide
Paulistana de 28 anos residente em Tóquio. Começou sua jornada de descobertas na Europa, mas atualmente explora as diversidades do maior continente da terra, a Ásia!
Conhece alguém que também gostaria de ler essa postagem?
Compartilhe esse amorzinho!

  1. Laura 06/08/2019

    Lindo blog, obrigada por compartilhar! Não pare! ☺️❤️

    • cleidesousa respondeu Laura 20/08/2019

      ownn! Fico muito feliz de saber que gostou, Laura! :*

  2. […] Além de Veneza, vale a pena visitar algumas das ilhas que estão ali do ladinho: Murano, Torcello e Burano. Explico melhor sobre as ilhas de Veneza neste post aqui! […]