Continue

Ao que tudo indica, Portugal está na moda! Neste ano o país já ganhou prêmio de melhor destino e é o local para onde os brasileiros mais têm viajado. Por tudo isso, (e também a pedidos… hahah) resolvi contar sobre a viagem que eu e o Marcelo fizemos recentemente para esse lugar tão queridinho na Europa.

Viajamos em setembro, finalzinho do verão por aqui. E para conseguir pegar o bom clima de final da temporada, pegamos um feriado e estendemos mais dois diazinhos de férias, e pronto. Lá fomos nós. Isso é realmente uma grande vantagem nas regras de trabalho daqui. A gente consegue ir tirando as férias pouco a pouco e, assim, aproveitar promoções, emendar feriados e sair da rotina com muito mais frequência.

Foram 2 dias e uma manhã em Lisboa (que eu já vou contar com mais detalhes neste post), 1 noite em Fátima e 2 dias no Porto.

Pegamos o voo em Barcelona às 7h e, em duas horas, desembarcamos em Lisboa. Como não planejamos alugar carro nessa viagem, levamos apenas mochilas, isso facilitaria nossas andanças por lá.

Dia 1:
Parque das Nações, Castelo de São Jorge, Praça do Comércio, Restaurante frequentado por Fernando Pessoa, Av. da Liberdade, Baixo-Chiado e Bairro Alto.

Começamos a perambular logo que saímos do aeroporto. Pegamos o metrô e fomos até o Parque das Nações, que é um local bem diferente do restante de Lisboa. É uma região nova, com ruas largas e construções bem modernas.

Demos uma volta rápida por lá e seguimos para a região central. Eu estava louca para ver aquelas ruazinhas e ladeiras de Lisboa.

Chegamos na região próxima ao metrô Martim Moniz e dali fomos andando até chegar no Castelo de São Jorge. Esse Castelo, no entanto, não é muito recomendado pelos lisboetas. É que, apesar de ser chamado de medieval, ele tem apenas 80 anos. Isso mesmo… hahaha. Ele foi totalmente reconstruído em 1940, em cima de ruínas. Descobrimos isso depois, quando fizemos um free walking tour.

A entrada custa 8,50 €. Se você não tiver muito tempo, recomendo deixá-lo de lado. Mas confesso que eu e o Marcelo gostamos bastante – somos turistas empolgados! E se você quiser tirar suas próprias conclusões, claro, vá!

Saindo do Castelo, descemos para a agitada região da Praça do Comércio, uma das maiores da Europa. É cheia de vida, repleta de jovens, turistas e artistas de rua.

Pertinho dessa praça fica o restaurante “O Martinho da Arcada e Lisboa“, onde fomos almoçar. A verdade é que a gente escolheu esse restaurante por ser um famoso local frequentado pelo poeta Fernando Pessoa. Lá a gente consegue tirar foto da mesinha onde ele se sentava e tudo mais. Mais do que por isso, recomendo também pela comida (claro! rs) e pela simpatia no atendimento… E tá aí uma coisa que eu sempre vou comentar quando o assunto for Portugal. Gente, que lugar acolhedor, é impressionante.

No final do dia, descemos a Avenida Liberdade, considerada a Champs-Elysées de Lisboa, também por ser uma avenida bem larga e cheia de lojas de marcas de grife, até chegar ao nosso destino: Baixo-Chiado.

Jantamos em uma das centenas de restaurante que tem por ali e depois subimos até o Bairro Alto, uma região mais alternativa e animada de Lisboa. Muuuitos bares, festas e jovens pelas ruas, todos com aquelas típicas roupas do Harry Potter e com uma cerveja na mão. Hahaha.

Dia 2:
Mosteiro dos Jerónimos, Pastéis de Belém, Praça do Rossio, Sintra

Saímos em direção à região de Belém, que fica pertinho de Lisboa, embora seja necessário pegar o Tranvía (o trem de lá) numa viagem de uns 20 minutinhos.

Belém é bem pequena e os pontos turísticos são próximos uns dos outros. Mas, como o nosso tempo era curto, preferimos nos concentrar no Mosteiro dos Jerónimos e na casa dos pastéis de Belém.

A Igreja Santa Maria Belém – que pertence ao Mosteiro dos Jerónimos – é onde estão os túmulos de Camões e o de Vasco da Gama e tem acesso gratuito. Porém, para visitar a parte interior do Mosteiro paga-se 7 € por adulto, mas vale muito a pena. A construção é do século 16, recebeu o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e foi eleito uma das sete maravilhas de Portugal. Ele tem uma arquitetura impressionante, e é lá que também estão os túmulos de Fernando Pessoa e Alexandre Herculano.

Após o almoço, finalmente, fomos para a confeitaria Pastéis de Belém! Eu estava ansiosa por esse encontro, hahaha… Inclusive, provei em outros lugares para conseguir avaliar bem e de forma justa e, olha… realmente, é sensacional! Eles fazem na hora, você recebe ainda quentinho e finaliza com canela e açúcar no prato. Pedi logo 6. 😅

No início da tarde fomos até a Praça do Rossio, que oficialmente se chama Praça de D. Pedro IV (o conhecido Dom Pedro I para nós brasileiros). Essa é uma das mais bonitas e antigas praças de Lisboa. É um ponto onde se mesclam turistas e locais, principalmente no fim da tarde, para aproveitar os diversos cafés e bares que existem ao redor. Ao lado da praça, na estação Lisboa – Rossio, pegamos um trem para Sintra. Esse é um passeio que recomendo que seja feito, no mínimo, durante um dia inteiro. Mas explicarei os motivos em um próximo post. Sintra é tão maravilhosa que merece esse destaque.

Somente na nossa última manhã em Lisboa é que conseguimos fazer o Walking Tour pela cidade. Esse é um tour gratuito que se pode fazer em todas as grandes cidades e sempre tentamos no primeiro dia. Essa é uma boa maneira de conhecer a história, cultura e as curiosidades da região, além de obter dicas que só os locais podem contar.

Fizemos esse tour com a Mariana do site New Europe Tours e, mesmo no último momento, valeu muito a pena. Demos uma volta pelo centro antigo da cidade, começando pela Praça do Rossio, passando pela Praça do Comércio, Chiado, seguindo pelo encantador bairro de Alfama e terminando com degustação do típico vinho verde.

Após o almoço (e depois de provar a famosa sardinha Lisboeta) seguimos para o próximo destino, a cidade de Fátima. Mas essa parada será tema para um outro post, assim como Sintra… hehehe.

Onde ficar em Lisboa

Uma opção muito confortável e de ótima localização é o Lost Inn Lisbon Hostel. Eles possuem umas instalações muito fofas e com um ótimo custo-benefício. Veja mais sobre ele clicando aqui.

Se quiser reservar esse hotel para os seus dias em Lisboa, utilize este link de parceria do blog. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Por onde eu vou.

Se quiser ver a continuação dessa viagem, fique de olho por aqui :*

Ficou com dúvida, fale comigo. 😉

Beijos e até o próximo post.

postado por
Cleide
Paulistana de 28 anos residente em Tóquio. Começou sua jornada de descobertas na Europa, mas atualmente explora as diversidades do maior continente da terra, a Ásia!
Conhece alguém que também gostaria de ler essa postagem?