Essa será sua primeira vez na cidade? Então confira neste post as 15 principais atrações de Praga, que você não pode deixar de conhecer.
Preparei essa lista dos destinos mais visitados com o intuito de transmitir a energia e a beleza inacreditável dessa cidade. Tenho certeza que você também vai se apaixonar pela arquitetura romântica de Praga e pela vibração poética que ela exala em cada cantinho.
Se você ainda está em fase de planejamento e organização da sua viagem, confira este post com um checklist de tudo que você precisa lembrar de fazer antes de embarcar!
Praga é uma cidade com muitos lugares para ver e muitas coisas para fazer. Felizmente, é um destino bem mais barato em comparação a outros na Europa, como Londres, Viena ou Estocolmo.
E se é possível economizar ainda mais, por que não? Uma boa maneira de fazer isso em Praga é adquirindo o Prague Card, que dá acesso as 60 principais atrações de Praga (incluindo o Castelo da cidade, Cinco Sinagogas, Cemitério Judaico, Museu Nacional, Torre de Vigia de Petrín e Torre da Pólvora), duas horas de passeio turístico de ônibus e um cruzeiro pelo rio. Clique aqui para comprá-lo com segurança.
Principais atrações de Praga
1. Centro antigo
Vamos começar pelo ponto mais emblemático da cidade, o seu centro antigo. Apesar da praça principal guardar as construções mais famosas e importantes da cidade, eu admito que o que me conquistou em Praga foi o conjunto da obra.
Principalmente dentro do que se denomina “cidade velha” as ruas, praças, edifícios, lojas e a arquitetura de um modo geral me fizeram brilhar os olhos. A maioria dos edifícios são coloridos e grudadinhos uns nos outros. Juntos, parecem que criam cenários de filmes. Um lugar mais encantador que o outro.
Andando pela cidade, sem pressa, você descobre ruas medievais estreitas ou largas avenidas cheias de cores e com muito charme.
Além disso, é na praça principal da cidade velha que você encontrará muitas das atrações turísticas que eu destaco a seguir.
2. Igreja de São Nicolau
Essa é uma das igrejas mais novas de Praga. A parte interior guarda uma riqueza absoluta de detalhes e ornamentos barrocos. Além disso, a igreja tem uma torre em que os visitantes podem subir, e ter vistas lindas da cúpula da igreja e a cidade velha.
3. Igreja de Nossa Senhora diante de Týn
Construída no século 15, essa é uma igreja inconfundível. Principalmente por suas torres gêmeas de 80 metros de altura e por conta da sua fachada, que fica por detrás de algumas casas da praça medieval. Encontrar a entrada da igreja é um tanto difícil. Você precisa passar por dentro de uma arcada em uma das casas que estão a frente da igreja.
4. Relógio astronômico: Orloj – a principal atração de Praga
O Relógio Astronômico é, talvez, a principal atração turística de Praga, e você – com certeza – acabará passando por ele uma ou até mais vezes durante os seus dias na cidade.
Mas confesso que a minha primeira impressão sobre este relógio foi de que ele era super valorizado. Eu explico.
Depois de me encantar pelas ruas medievais, construções coloridas, praças e igrejas centenárias, finalmente cheguei no relógio astronômico. E o que vi foi um grande relógio, repleto de símbolos e esculturas, e centenas de turistas com um celular apontado para ele. Era realmente interessante. Mas o que mais além de relógio? Achei um exagero.
Então, chegou o dia de fazer o tour pela cidade. O nosso guia dedicou alguns minutos para nos explicar com detalhes o que ele realmente significa e representa o relógio astronômico de Praga. Aí eu entendi. E fiquei admirada!
Em resumo, este relógio – localizado no prédio da prefeitura da cidade, foi construído em 1410 e, muito além das horas, ele mostra: a posições do Sol, da Lua, do Zodíaco, o dia, a semana e o mês do ano, as informações astronômicas e zodiacais e, o melhor de tudo, fornece – de hora em hora – um pouco de teatro para seus espectadores.
E pensar que essa maravilha está ali há 610 anos… Dá pra imaginar o tamanho da conquista tecnológica para a época? É realmente de se admirar!
5. A Ponte Carlos
A – também conhecida como – Charles Bridge é famosa pelas muitas estátuas de santos que embelezam a ponte por todo o seu caminho. Além disso, durante muitos séculos, essa ponte foi o único elo entre a Cidade Baixa (Mala Strana), na margem esquerda do rio Vltava, e a Cidade Velha, no lado oposto.
Os melhores momentos do dia para passear pela ponte são no pôr do sol até o cair da noite ou nas primeiras horas da manhã, quando o local está vazio e tranquilo.
6. Josefov: o bairro judeu
O antigo gueto judeu começou a existir no século 13, quando o povo judeu recebeu ordens para deixar suas casas e se estabelecer na região. Este foi o maior gueto judeu da Europa e seu antigo cemitério judeu é o mais notável no continente europeu.
Os monumentos do bairro sobreviveram à ocupação nazista no século 20, principalmente porque Hitler decidiu preservar o Bairro Judeu para servir como um “Museu de uma Raça Extinta”.
Quando estiver no bairro judeu, não deixe de visitar:
– Sinagoga Velha-Nova
– Sinagoga Espanhola
– Monumento a Franz Kafka
7. Museu Kafka
Franz Kafka nasceu em Praga, e é conhecido por ser um dos principais escritores do século 20. Através de uma instalação audiovisual poética e sombria, o museu narra a vida e as obras do autor, permitindo que a gente tenha um certo grau de familiaridade com os trabalhos do escritor.
A exposição imita os efeitos surreais dos textos de Kafka, de maneira quase que.. assombrosa. Garanto que vale a pena!
8. Castelo de Praga e Catedral de São Vito
Entre as principais atrações da cidade está o Castelo de Praga, que pode ser combinado com uma visita à Catedral de São Vito, já que ela faz parte do complexo do castelo.
Uma curiosidade sobre esse passeio é que o Castelo de Praga é considerado o maior castelo medieval do mundo. Mas, ao cruzar as muralhas do complexo, você verá que não se trata de um único e gigantesco palacete. O conjunto é, na verdade, várias construções que, juntas, compõem o que se entende como o Castelo de Praga.
Você verá diferentes edifícios construído ao longo de ruazinhas medievais. E cada um destes prédios desempenhavam uma função na época em que a monarquia ainda era viva no país.
Uma outra curiosidade sobre o local é que, hoje, dentro do antigo prédio principal do Castelo, está instalado o Presidente da República Tcheca e o seu gabinete oficial.
A visita ao Castelo vale a pena por seu contexto histórico, mas confesso que não foi a atração de mais me empolgou. A parte mais interessante deste passeio, sem dúvida, é a visita a Catedral de San Vito. Deslumbrante!
9. Museu Nacional de Praga
Uma das principais atrações de Praga, para quem deseja conhecer mais afundo a história e as origens culturais do povo Tcheco, é o Museu Nacional de Praga. Isso porque ele é o maior museu da República Tcheca e abrange uma enorme variedade de temas em suas salas de exposições. São milhares de itens que documentam a história e a pré-história de origem checa e estrangeira.
10. A Casa Municipal
Essa construção é considerada um dos melhores exemplos de arte nova da cidade. Além disso, essa é uma construção de 1912 que abriga um dos mais importantes (e maiores) concertos de Praga, o Smetana Hall.
11. Torre da Pólvora
Essa torre era chamada, originalmente de “Torre Nova”, e marcava o início da Rota Real, que era feita durante as coroações dos reis. Mas, a partir de 1715, passou a ser conhecida como “Torre da Pólvora” porque era utilizada literalmente para armazenar toda a pólvora da cidade.
Para quem deseja ver a cidade do alto, a torre é uma boa opção para fotografar a Praça da Cidade Velha com o Castelo de Praga ao fundo.
12. O muro de Lennon
O muro que fica pertinho da Ponte Charles é uma homenagem ao ex-Beatle John Lennon. Esse foi um lugar utilizado pelos fãs para demonstrarem sua tristeza, pintando quadros e letras de músicas do artista. Ele foi construído nos anos 80, logo depois da morte do artista.
13. A Casa Dançante
Eu não poderia deixar a Casa Dançante de fora dessa lista com as principais atrações de Praga já que essa é, com certeza, uma das mais impressionantes criações da arquitetura moderna da cidade. Você provavelmente verá fotos da fachada desse edifício quando se trata de atrações para se conhecer na cidade. Visitá-lo com certeza valerá a pena.
Aproveite para subir no restaurante do último andar do prédio. Lá de cima você terá uma vista incrível da cidade.
14. Mosteiro de Strahov
O famoso mosteiro de Praga foi construído em 1140 e reconstruído várias vezes desde então, por conta dos estragos de várias guerras.
Mas, provavelmente, não será o mosteiro nem a igreja que te surpreenderá nessa visita, e sim a incrível biblioteca do local.
Dois lindos edifícios barrocos e incrivelmente decorados guardam livros raros, afrescos e globos geográficos do século 17.
15. Torre de Vigia de Petrín
A torre de 63,5 metros de altura é como uma versão menor da Torre Eiffel em Paris, que também oferece vistas panorâmicas incríveis de Praga.
Mapa das 15 principais atrações de Praga
De maneira geral, esta é uma cidade pequena. Mas, como você pôde ver nesta lista de 15 principais atrações de Praga, ela é absolutamente rica em construções históricas e dona de uma arquitetura monumental. É, com certeza, um destino que pretendo voltar também para explorar com calma os detalhes que estão da rota turística.
Confira neste link a lista que preparei com os 10 lugares mais bonitos e instagramáveis em Praga.
😉