Continue

Depois de passar alguns dias em Lisboa, seguimos viagem para Fátima. A pequena cidade abriga o Santuário Mariano, dedicado à Nossa Senhora de Fátima, que apareceu aos Três Pastorinhos (Lúcia, Francisco e Jacinta) no ano de 1917.

O Santuário de Fátima é um local de peregrinação – um dos mais importantes para os católicos –, que recebe milhares de cristãos, de vários países, todos os dias.

Quando começamos a planejar nossa viagem a Portugal tínhamos certeza de que passaríamos por Lisboa e Porto, mas aí me dei conta de que exatamente no meio do caminho fica Fátima. O local é onde aconteceu algo que eu conhecia desde criança: seis aparições de Nossa Senhora aos Três Pastorinhos. E aí, não tivemos dúvida, incluímos uma tarde no Santuário.

Almoçamos em Lisboa e em seguida seguimos de ônibus para Fátima, chegamos lá de tardezinha e conseguimos visitar todas as instalações:

Capelinha das Aparições

Foi a primeira construção do Santuário e fica exatamente no local das aparições. Lá vimos muitos devotos que pagavam suas promessas cruzando, de joelhos, a grande esplanada do Santuário até chegar à Capelinha, onde deixavam suas velas, ofertas e presentes que, no final do dia, são levados para caridade. Era incrível observar o som das toneladas de velas que queimavam e derretiam em meio aos sussurros das orações.

Além da capela, o Santuário também é composto pela Basílica de Nossa Senhora do Rosário, construída em 1953, onde estão enterrados os 3 pastorinhos, e a gigantesca Basílica da Santíssima Trindade, concluída em 2007, que consegue receber cerca de 8 mil pessoas de uma só vez.

Além do Santuário, nós resolvemos estender a visita indo até a casa dos Pastorinhos na vila de Aljustrel, que fica a uns 15 minutos dali.

Nosso plano era passar apenas uma tarde em Fátima e seguir viagem para Porto no final do dia. Porém, nós erramos ao calcular o tempo e perdemos o último ônibus, que saía de Fátima às 20h30. Resultado: perdemos nossa reserva em Porto e passamos algumas horinhas de apuros lá em Fátima. Já tinha anoitecido e não sabíamos como ir embora. Começamos a buscar hotéis para passar a noite na cidade nos sites: Booking, Hostelworld, Hotwire… mas todos as possibilidades economicamente possíveis estavam lotadas. A bateria do celular já estava acabando e o desespero foi batendo, hahaha…

Mas sabíamos que havia muitos hotéis ao redor do Santuário, então, resolvemos entrar em cada um deles e perguntar se havia vaga. Para a nossa sorte, conseguimos um quarto no primeiro que entramos, o hotel Alegria. Ufa! Ele é bem confortável, econômico e com um ótimo café da manhã.

E o legal de tudo isso foi que, ao passar a noite em Fátima, pudemos participar da emocionante procissão que eles fazem todas as noites no Santuário.

 Como chegar em Fátima

  •  Ônibus: foi a opção que escolhemos. Fizemos a viagem de Lisboa até Fátima com a empresa Rede Expressos, saindo da estação Sete Rios (linha azul do metrô). Confira os preços e horários aqui.
  •  Carro: basta seguir viagem pela estrada A1 em direção a Porto e pegar o desvio para Fátima após 120km.
  •  Trem: essa é uma opção pouco recomendada porque, apesar de se chamar estação Fátima, a estação de trem fica a 30 km do Santuário e, por isso, é preciso pegar um táxi ou ônibus para chegar até lá.

Acredito que, para qualquer católico, visitar o Santuário Nossa Senhora de Fátima seja uma experiência emocionante e inesquecível. As instalações e a solidariedade das pessoas contribuem para nos sentirmos em um ambiente de paz e tranquilidade.

Não podemos negar que, independentemente da crença (ou não crença) de cada um, as aparições fizeram de Fátima um local de destaque no mapa do mundo e um destino de muitos religiosos e turistas no geral.

Eu ainda tenho muita vontade de voltar lá, agora com meus pais e minhas tias também! Hahaha… Quem sabe, né?!

Gostou de conhecer um pouquinho desse lugar? Você também tem vontade de conhecer Fátima? Deixe aqui seu comentário!
A gente se encontra no próximo post!

😉

postado por
Cleide
Paulistana de 28 anos residente em Tóquio. Começou sua jornada de descobertas na Europa, mas atualmente explora as diversidades do maior continente da terra, a Ásia!
Conhece alguém que também gostaria de ler essa postagem?
Compartilhe esse amorzinho!