Continue

Confira neste post como foi a minha experiência de 3 dias em Luxemburgo, um dos menores e mais ricos países da Europa.

Mesmo não sendo um dos destinos mais procurados por quem viaja pela Europa, Luxemburgo oferece passeios cheios de arte e cultura e tem vilarejos encantadores, castelos e parques naturais.

Planejando nossa viagem para Luxemburgo

O planejamento dessa nossa viagem começou como uma brincadeira. Já fazia um tempo que minhas amigas e eu queríamos viajar juntas. Decidimos, então, uma data e buscamos o primeiro destino mais barato e que nenhuma de nós tivesse visitado: e o escolhido foi Luxemburgo!

Pareceu absolutamente inusitado e, sinceramente, entre tantos países da minha lista dos sonhos, esse não estava, hahaha. Mas eu já tinha certeza que valeria a pena só pelas companhias.

Confesso que este é mais um dos privilégios de se morar na Europa, e sou absolutamente grata por isso. Escolhemos visitar um novo país como quem escolhe uma nova cidade para passar o final de semana em São Paulo (vantagens de ter tudo tão pertinho e de ter low costs que realmente oferecem opções de baixo custo).

Passagens compradas. Hora de escolher a hospedagem. Obviamente este não era o tipo de viagem para ter luxo. A gente só queria um lugar organizado, bem localizado e com bons preços.

Escolhendo a hospedagem em Luxemburgo

Foi nesse momento que descobrimos o QUANTO essa cidade é cara, meu Deus! hahaha. Entramos em quase pânico ao descobrir que a hospedagem poderia custar quase três vezes o valor da passagem (então, qual o sentido de toda aquela busca de destino, não é mesmo?!).

Luxemburgo vista do alto

Mas aí, antes que batesse o arrependimento, encontramos o Youth Hostel, que é bem confortável, tem ótima localização, café da manhã e, o melhor de tudo, um preço muuito melhor que a maioria das opções em Luxemburgo.

Agora sim, passagens e acomodação compradas, hora de definir o roteiro.

Compramos nossa passagem de ida para uma sexta-feira à tarde e a volta para a segunda, também no final do dia. No total tivemos 3 dias completos para passear em Luxemburgo.

Concentramos a maioria dos passeios na capital de Luxemburgo e dedicamos 1 dia para visitar o Vianden Castle, localizado a cerca de 50 km da capital. Foi um tempo bem suficiente para conhecer tudo com bastante tranquilidade.

Primeira noite em Luxemburgo

Chegamos em Luxemburgo no finalzinho da tarde. Desembarcamos no aeroporto e seguimos para o Hostel de ônibus.

O caminho é bem fácil, mas quebramos um pouco a cabeça pra descobrir de onde exatamente saía o ônibus que tínhamos que pegar. Perguntamos pra uma moça muito simpática que estava na fila, e pronto. Resolvido. Na dúvida, não hesite, pergunte! É a solução mais fácil.

Vista do Casemates du Bock

Pegamos o primeiro ônibus, descemos, fizemos baldeação e, coincidentemente, a moça ia seguindo viagem com a gente. Papo vai papo vem, descobrimos que ela tinha o mesmo destino final que a gente: o Youth Hostel.
Uma bela coincidência ou a oferta de hostels em Luxemburgo é realmente muito pequena, hahaha.

Você sabia que a maior comunidade estrangeira em Luxemburgo é a portuguesa? Por conta disso é bem comum escutar o nosso idioma por lá!

Chegando no Hostel, entre fazer o check-in, deixar as malas no quarto, tomar banho e sair, já era tarde da noite. Apesar de ser uma sexta-feira, encontramos poucos restaurantes abertos. Mesmo assim, tivemos a sorte de encontrar o Bodega Restaurant Resto Café, um restaurante português delicioso – com preço justo e ótimo atendimento (com garçons falando português e tudo… olha que sorte, hahaha).

Como comentei, a oferta de restaurantes era pequena, mas de bares e baladas eram enorme. E agora, devidamente alimentadas, escolhemos um dos locais e entramos. Um dos mais animados e com boa bebida era o pub The Tube, #ficaadica. Agora, um outro lugar, bem inusitado, diga-se de passagem (com fila na porta e tudo), era uma pizzaria, hahaha – que funcionava como restaurante até umas 22h ou algo assim – e depois se convertia em um bar super animado, com direito a luzes, pista de dança e DJ, hahaha.

1º dia de passeio em Luxemburgo

Pontos turísticos visitados

– Mercado de rua no Knuedler
– Catedral de Luxemburgo (Notre Dame)
– Monumento da lembrança
– Museu de Arte Moderna do Grão-Duque Jean Mudam

Mercado de rua no Knuedler, Catedral de Luxemburgo (Notre Dame), Monumento da lembrança e Museu de Arte Moderna do Grão-Duque Jean Mudam

No sábado, começamos o passeio pelo mercado de rua no Knuedler, localizado na Praça Guillaume II.

A poucos metros dali, fomos conhecer a Catedral de Notre Dame de Luxemburgo, uma catedral jesuíta construída em 1613 que fica no coração da cidade. Além da arquitetura impressionante na parte de dentro, a igreja também é super bonita do lado de fora. Vale a pena conhecer.

Nossa terceira parada foi pra conhecer o “Monumento da lembrança”, conhecido como Gëlle Fra, que em luxemburguês significa “senhora dourada”. Trata-se de um obelisco dedicado aos milhares de luxemburgueses que se voluntariaram ao serviço nas forças armadas dos aliados durante a Primeira Guerra Mundial. Mas o que eu mais gostei mesmo nessa paradinha foi da vista que se tem para a cidade a partir desse ponto. Uma paisagem verde, cortada pela ponte Adolphe, com uma vista linda para a parte inferior da cidade de Luxemburgo.

Vista do Monumento da lembrança para a ponte Adolphe

Antes de seguir com o nosso roteiro, demos uma paradinha na Namur Confiserie-patisserie, uma pastelaria que encontramos no caminho que possui opções muito gostosas.

Finalmente, nosso último e mais esperado passeio do dia, o Museu de Arte Moderna do Grão-Duque Jean Mudam (ou apenas Mudam). Chegamos lá no comecinho da tarde e pudemos conhecer todas as exposições, os jardins e a arquitetura incrível do lugar, sem pressa.

Descobrimos que as coleções de arte contemporânea do Mudam são de importância internacional, e vimos que todo tipo de expressões de arte são retratadas aqui.

O museu oferece uma programação regular de visitas guiadas em diferentes idiomas.

Está aberto de quinta a segunda das 10h às 18h; e quarta-feira das 10h às 21h.
A entrada custa 8€ por adulto, mas nas quartas das 18h às 21h o acesso é gratuito.

2º dia de passeio em Luxemburgo

Ponto turístico visitado

– Vianden Castle

No segundo dia do nosso roteiro fomos visitar o Vianden Castle, que está localizado a cerca de 50 km da capital, na direção nordeste, quase chegando na fronteira com a Alemanha.

Vianden Castle visto de longe

O castelo fica numa pequena e muito bonita cidade também chamada Vianden. Ele fica em uma colina da qual você tem uma vista linda, mas que, de um jeito ou de outro, te fará caminhar para entrar ou sair do castelo.

Construído entre os séculos 11 e 14, foi residência dos duques por um longo período, até que se mudaram para a Holanda. Ele tem uma arquitetura com elementos românicos e góticos que nos faz lembrar daqueles típicos castelos de contos de fadas.

Varanda do Vianden Castle,

Depois da visita, descemos até o centro da cidade de Vianden, que fica aos pés do castelo e está quase limitada a apenas uma – muito bonita – rua, a Great Rue, que vai do castelo até a ponte de pedra sobre o rio Our. A região é repleta de restaurantes, oficinas de artesanato, lojas turísticas e uma vista linda para o rio.

Como chegar no Vianden Castle

Vimos em muitos blogs que a melhor forma de chegar seria alugando um carro, algo que nos permitiria visitar não apenas este, mas outros castelos de Luxemburgo, em áreas como Beaufort, ou percorrer as rotas de Mosela ou a dos sete castelos.

Se o seu plano for alugar um carro, veja estas dicas e não caia em nenhuma furada.

Subida para o Vianden Castle

Mas se você, assim como nós, não tiver a intenção de alugar um carro apenas para fazer esse passeio, você terá que fazer um percurso de uma hora, saindo de Luxemburgo, combinando uma viagem de trem e ônibus até Vianden.

O trem parte das duas estações de Luxemburgo com direção a Ettelbruck. Eles saem a cada 30 minutos da Gare Central ou Dommenldange (se você estiver mais ao norte de Luxemburgo). Chegando na estação Ettebruck você terá que pegar o ônibus 570 que te deixará na parte central da cidade. A partir daqui o percurso até a colina é feito a pé, mas os cenários durante a caminhada valem a pena.

O castelo está aberto diariamente de novembro a fevereiro das 10h às 16h; nos meses de março e novembro das 10h às 17h; e de abril a setembro das 10h às 18h.
A entrada custa 6€ para adulto.

3º dia de passeio em Luxemburgo

Pontos turísticos visitados:

– Casemates du Bock
– Place d’Armes
– Palácio Ducal Luxemburgo

No nosso último dia fomos conhecer a atração considerada imperdível em Luxemburgo: os Casemates du Bock.

Mas o que exatamente seria um casamates (ou casamatas)?

Arcos do Casemates du Bock

Casamatas eram instalações militares fortificadas, geralmente construída debaixo das muralhas com o objetivo de que fossem impenetráveis e assim poderiam ser usadas para abrigar tropas ou fazer estocagens.

E este especificamente é considerado um dos melhores complexos de galerias militares do mundo e, além disso, é o local mais turístico de Luxemburgo.

Os primeiros casemates foram construídos no século 17. Agora imagine a quantidade de histórias que esse lugar abriga? O local também foi usado como refúgio durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, mas agora é aberto ao público e temos a sorte de poder visitá-los, entrar por seus corredores estreitos e infinitas escadas em espiral.

No total são quase 17 km de estradas e passagens subterrâneas, consideradas Patrimônio Mundial pela UNESCO.

O local fica aberto diariamente de abril a setembro de 10h às 20h30 e, de outubro a março, de 10h às 17h.
A entrada custa 7€.

Como o nosso voo partiria apenas no finalzinho do dia, depois de visitar os Casemates du Bock, tivemos tempo de almoçar tranquilamente em um dos restaurantes da Place d’Armes, dar mais algumas voltas pela cidade, passando pelo Palácio Ducal Luxemburgo (que continua sendo a residência oficial dos reis e, por este motivo, só pode ser visitado em julho e agosto) e finalizando nosso roteiro tomando um café em uma chocolateria muito gostosa, chamada Chocolate House Nathalie Bonn.

Agora, anota mais essas dicas extras aí:

Onde se hospedar

Nós ficamos no Youth Hostel. Com certeza uma dos melhores custos benefícios de Luxemburgo. Ele tem café da manhã incluído e, além disso, uma ótima localização, facilitando muito os passeios, que de lá podemos fazer quase sempre a pé.

Se quiser reservar esse hostel para passar seus dias em Luxemburgo, utilize este link de parceria do blog. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog Por onde eu vou.

Língua oficial

Três línguas são reconhecidas como oficiais em Luxemburgo: luxemburguês, alemão e francês.

Moeda

Luxemburgo está dentro da zona do euro (€).

Melhores meses para visitar

Os meses mais favoráveis para visitar Luxemburgo são junho, agosto e setembro. Entretanto, visitando um mês antes ou depois dessas datas você ainda poderá pegar boas temperaturas e um clima aberto.

Mas, como pode ver pela fotos, nós visitamos Luxemburgo em uma temporada fria, no comecinho de março.

Visto

Não se preocupe com visto. Isso porque Luxemburgo está na lista dos países que fazem parte do tratado de Schengen, que garante a possibilidade de viajar sem fronteiras entre países europeus.

Seguro viagem

Luxemburgo está na lista dos países mais caros do mundo e, por isso, a saúde pública não é totalmente gratuita – E como eu já detalhei nesse post, para evite custos extras e maiores dores de cabeça, é importante viajar prevenido.

Utilize a Segurospromo para cotar o melhor preço entre as seguradoras de viagem e ainda garanta 5% de desconto usando o código PORONDEEUVOU5.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão a acrescentar? Então, deixe seu comentário aqui e siga o blog lá no Face e no Instagram.

😉

postado por
Cleide
Paulistana de 28 anos residente em Tóquio. Começou sua jornada de descobertas na Europa, mas atualmente explora as diversidades do maior continente da terra, a Ásia!
Conhece alguém que também gostaria de ler essa postagem?