Bruxelas é uma cidade muito bonita, segura e cheia de atrações. Mas além de tudo isso, o que também atrai muitos turistas é a comida! No quesito gastronomia, a capital da Bélgica é conhecida principalmente por ter as melhores cervejas do mundo, os melhores (e mais caros, rs) chocolates do mundo, as batatas fritas de cone, os mexilhões… Hummm… a lista é grande, hahaha. E pra falar com mais detalhes sobre as principais gostosuras, resolvi escrever um post somente sobre isso.
Se você ainda não viu o post sobre os principais pontos turísticos da cidade, veja aqui.
Cervejas
Foto: pixabay.com
Se você curte cervejas, com certeza já sabe que a Bélgica é o paraíso da bebida. Isso porque as melhores cervejas do mundo são de lá. As famosas Trapistas, por exemplo, feitas por monges, são as mais famosas. Mas, se você quer uma listinha com os principais nomes para provar, anota aí: Westmalle trappist, Duvel, Delirium Tremens, Deus e Kriek (essa última tem sabor de cereja, mas não é doce)
Para provar alguns desses rótulos, há uma infinidade de bares espalhados pela cidade. O mais famoso, no entanto, é o Delirium Café, que fica na Impasse de la Fidélité 4. Ele inclusive foi eleito pelo Guinness Book como o local com a maior carta de cervejas do mundo. São mais de 2.400 rótulos. Dá pra passar umas boas horas só escolhendo e degustando.
O Marcelo, que adora cerveja, provou muito mais do que eu, que não sou muito chegada. Mas lembre-se de ter cautela. Notamos que a média de teor alcoólico das cervejas belgas gira em torno de 6% a 10%. Bem diferente dos 3,5% que estamos acostumados no Brasil.
Para quem tem tempo e é apaixonado por cerveja, é possível fazer um tour pela cidade passando pelas principais cervejarias e, claro, fazer diversas degustações. No TripAdvisor estão listadas várias opções de excursões.
Diferentemente do que imaginávamos, o preço era até que bem amigável. Os rótulos normais custam de 3 a 5 euros nos bares e 2 euros, no máximo, se você quiser comprar nos supermercados.
Levamos algumas opções pra casa, mas preferimos comprar no aeroporto para não precisar despachar.
Chocolate belga
O legal de estar na Bélgica é que você pode comprar chocolates incríveis em qualquer lugar, mesmo nos mais simples. Eu provei em várias lojas e amei todos, hahaha.
Se você quer comprar muito chocolate – pra levar de presentinho para os amigos e pra família –, a dica é comprar no supermercado. Afinal de contas, é lá que os próprios belgas compram seus chocolates. E lá você encontra as marcas deliciosas e populares, como Côte D’or, Guylian e Galler.
Mas se você quer algo mais especial, os principais nomes são: Godiva (que é referência internacional em chocolates belgas; Pierre Marcolini, que tem fama de ser um dos melhores do mundo; e Neuhaus – marca que desde 1857 está aberta na Galeria Real de Saint-Hubert.
Outro bom lugar para comprar seus chocolates são as lojinhas que estão nas ruas ao redor da Grand Place – a praça principal de Bruxelas. E se quiser fazer um tour pelas lojas das marcas mais famosas que citei acima, nas Galerias Reais você encontra todas elas, além de várias outras chocolaterias de alta qualidade. O passeio é uma delícia só pelo cheirinho de chocolate que a gente sente enquanto caminha, hmmm.
Waffles
Quando pensamos na Bélgica, a primeira coisa que vem na mente são os chocolates e, além deles, os waffles. 😋 E, estando lá, é impressionante como é quase impossível passear pelo centro da cidade sem cruzar com alguém que leva um pratinho com o doce pelas ruas.
Na hora de escolher o seu waffle, observe que existem dois tipos principais: os waffles de Bruxelas, que são feitos no formato retangular, têm uma consistência mais leve e fofinha e, normalmente, são servidos com uma infinidade de complementos, entre frutas, chocolate, caramelo, chantilly etc. E os waffles de Liège, que têm uma forma com bordas mais arredondadas, são mais densos e normalmente servidos só com açúcar por cima.
Encontrar um lugar para provar vai ser fácil. São muitas as docerias. Escolhemos enfrentar a fila do Maison Dandoy que, segundo eles, tem uma receita herdada de gerações e todos os ingredientes são naturais. Sem dúvida uma das opções de melhor qualidade de Bruxelas.
Friteries – batatas fritas
Dizem que o que faz a batata frita belga ser tão famosa é a gordura que eles usam e o duplo processo de fritura, que a torna super dourada e crocante.
Elas são servidas em cones de papel acompanhada de vários tipos de molho, sendo a maioria à base de maionese.
Por ser uma comida típica de rua, existem vários bares, trailers e barracas para prová-las. Mas se quiser ir no mais badalado, vá até o Maison Antoine, que fica na praça Jourdan. Lá você pode comprar seu super cone de fritas e sentar em um dos bares da praça para tomar uma cervejinha belga.
Mexilhões – Moules Frites
O Moules Frites é considerado um dos pratos mais tradicionais da Bélgica. Os mexilhões servidos com batata frita são super populares no país inteiro e, por isso, é super fácil encontrá-lo. Quase todos os restaurantes o colocam como a estrela do cardápio. O prato não tem segredo: são mexilhões cozidos em um caldo à sua escolha e o acompanhamento é uma porção de batatas fritas.
E aí, gostou das dicas? Deu água na boca? hahaha.
Confira o post completo com informações sobre o que fazer em Bruxelas clicando aqui.
Beijos e até o próximo post!
😘