Depois de minha recente experiência de ter a delicinha do meu afilhado aqui em Barcelona por alguns dias, aprendi que, para viajar com crianças, é preciso esquematizar todos os detalhes com bastante atenção. Então, levando em conta o que eu e a Kátia, mãe dele e minha prima, aprendemos nesta última viagem, reuni algumas dicas sobre o planejamento ideal para que tudo corra bem.
Escolha do destino
Barcelona é um lugar muito tranquilo e super possível de fazer passeios com crianças. Na hora de escolher o destino, é importante levar em conta qual será o clima na região durante o período da viagem, a distância e o que a cidade oferece para os pequenos.
Quais documentos levar
Além do passaporte (claro!), é mega importante levar também a certidão de nascimento autenticada.
E filhos de pais separados, precisam de declaração?
Tínhamos essa dúvida antes da viagem e fomos atrás da informação. A resposta é: não.
Se o pai ou a mãe possui a guarda do filho, eles podem viajar sem autorização. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras entende que passar férias no exterior é uma prática recorrente e natural. A responsabilidade sobre a criança cabe à pessoa com quem ele vive habitualmente, seja o pai, a mãe, tio, tia, vô ou vó… (vale a guarda).
No avião
Onde sentar
Na hora de escolher a sua poltrona no avião, peça um lugar mais tranquilo para a companhia. A primeira fileira tem mais espaço para as pernas; os lugares próximos ao corredor e aos banheiros são boas opções, especialmente se você tiver que esquentar mamadeiras ou vai viajar com criança que adora “passear” pelo avião.
Para quem viaja com bebê, algumas companhias aéreas oferecem um bercinho para acoplar à parede da aeronave e acomodar bebês com até 6 meses de idade.
Leve um lanchinho
Se as muitas horas de voo são entediantes para nós, imagina para as crianças? Na hora que bate aquela fominha, eles não vão querer esperar os horários das refeições para beliscar algo. Pense nisso. Leve alguns biscoitos, chocolate ou bolachinhas – e cuidado com os líquidos, pois você não poderá levá-los no avião.
Dica: os momentos de pouso e decolagem podem ser muito incômodos por conta daquela dorzinha chata no ouvido, causada pela rápida mudança de altitude. Uma goma de mascar para os pequenos pode ajudar a equalizar a pressão.
Brinquedos para distração
Além dos filmes e joguinhos que a maioria das companhias aéreas oferecem, é bom levar aquele brinquedo favorito para que eles se distraiam. É só ter o cuidado para não levar aqueles brinquedos barulhentos ou com mil peças, que poderão se perder entre as poltronas do avião. hehe
Hotel
Escolha com carinho onde vocês ficarão hospedados. Durante esta viagem com o meu afilhado, a maior parte do tempo nós ficamos em minha casa. Mas também fomos a Paris. E no momento de reservar a hospedagem, eu percebi o quanto é diferente quando temos uma criança. É importante pensar na localização, na acessibilidade e no conforto com muito mais cuidado.
Roteiro
Na hora de planejar o roteiro e os lugares para visitar, é preciso lembrar que eles têm um ritmo bastante diferente do nosso. Não podemos abusar da paciência deles, né?!
Passeios
O número de paradas para comer e descansar durante o dia e a quantidade de pontos para visitar deve ser diferente quando estamos com crianças. Se possível, deixe alguns dias livres para que eles possam recarregar as energias.
Tem alguma dica legal pra compartilhar? Deixa aqui nos comentários que a gente vai adorar.
😉
Checklist pré-viagem com tudo o que você precisa fazer antes de embarcar
Tudo que você precisa saber sobre seguro viagem
-
Izadora Rodrigues 04/12/2017
Adorei as dicas! Tenho duas pequenas e para que todos aproveitem o passeio é mesmo importante planejar tudo. Na hora de sair cada um com seu lanchinho extra kkkk. É muito importante um remedinho para um possível imprevisto porque criança é uma caixinha de surpresa né? Temperaturas diferentes, comidinhas típicas enfim. Agora só falta planejar nossa visita a Barcelona 🙂
Parabéns!!! seu blog tá lindo sou fã ♡♡♡