Continue

Como em muitas regiões da Itália, o Lago di Como é mais um cenário de tirar o fôlego. Estando em Milão, vale super a pena reservar um dia inteiro para se aventurar de trem até as charmosas cidadezinhas e fazer um passeio pelo Lago.

Como chegar no Lago di Como saindo de Milão

Aqueles que preferem pegar a estrada poderão dirigir pela região que rodeia o Lago di Como e experimentar o que as pequenas cidades têm de melhor. Quem tem mais tempo, pode, inclusive, passar a noite em alguma delas.

Quer saber como alugar um carro na europa sem encontrar nenhuma surpresa? Leia este post aqui!

Outra opção, e acredito que seja até mais vantajosa, é pegar um trem que sai da estação Milano Centrale e ir até a estação Como S. Giovanni, em Como. Também dá para fazer o trajeto a partir da estação Milano Cadorna. O percurso não dura nem uma hora, são 50 quilômetros de Milão.

O que visitar por lá

Chegando na cidade, basta comprar um ingresso para embarcar nos barcos de passeios que passam pelos principais vilarejos e retornam para o ponto inicial. Neste caso, todo o trajeto é realizado em apenas uma dia – e aqui vale a dica: escolha um dia bonito, de sol!

O Lago di Como é o terceiro maior da Itália, com 46 quilômetros de comprimento. É o queridinho dos moradores da Lombardia, principalmente durante os finais de semana. São diversas casas de veraneio espalhadas por toda a costa do lago, que tem formato de “Y” invertido. Mansões que são verdadeiros museus completam o cenário de montanhas que alcançam mais de 2.500 metros de altura. A região conquistou, por exemplo, o coração do George Clooney, que tem uma mansão lá.

Como

Em Como, as atrações são o Duomo, catedral do século 11, e a praça Piazza Cavour, com vista para o lago.

Charmosas delicatessens, lojinhas e cafés estão distribuídas em ruazinhas lindas e super estreitas.

A região é famosa pela produção de seda e vale a pena levar alguma peça para casa, como gravatas e lenços. O passeio de funicular até Brunatte também é imperdível.

O vilarejo tem uma vista espetacular para o lago e para as montanhas.

Lecco

A sudeste do Lago di Como fica Lecco. Aqui vale a pena caminhar pelo centro e visitar a Igreja de S. Andrea e o Palazzo Belgioso. Depois de passar por Abbadia Lariana, Mandello del Lario e Lierna, chega-se a Varenna.

Varenna

Em Varenna, a principal atração é a Villa Monastero. O local abrigava um convento até meados de 1200.

A charmosa e pequena cidadezinha fica numa região privilegiada do Lago, o que a torna destino favorito de muitos visitantes. A graciosidade dos jardins e da arquitetura medieval repleta de arte foi preservada, e até ampliada, ao longo dos anos.

Bellano

Contornando a região sudeste, Bellano também tem paisagens magníficas. A vila é formada por ruelas estreitas e casas medievais. Além das atrações tradicionais, o centro e uma igreja do século 14, o passeio ao Orrido di Bellano é lindo. Trata-se de um desfiladeiro natural criado pelo rio Pioverna, cujas águas, ao longo dos séculos, moldaram cavernas e buracos gigantescos. A caminhada pela passarela de concreto permite o encontro com sombrias ravinas, além do ronco das águas turbulentas, que fazem de Orrido um dos locais mais turísticos do Lago.

Abadia de Piona

Saindo de Bellano, a próxima parada pode ser a Abadia de Piona, pouco antes de Colico. A localidade foi fundada por monges e ainda hoje preserva características originais.

A abadia é famosa pela fabricação de licores feitos por monges que ainda vivem lá. Ervas medicinais, cremes cosméticos e mel também são feitos a partir de receitas antigas.

Dongo

Situada no topo do Y invertido, Dongo tem vistas privilegiadas para Bellagio e também para o pôr do sol. Um antigo palácio neoclássico abriga o Museu da Resistência. A cidade ficou bastante conhecida após ser palco do tiroteio que matou Mussolini, em abril de 1945.

Menaggio

Na costa ocidental de Como fica Menaggio. A cidade está no centro, entre o lago e as montanhas, e por isso tem fácil acesso aos principais passeios, como às vilas que cercam a região. De Menaggio é possível ir à Varenna ou Bellagio, atravessando de barco. Essa possibilidade facilita o roteiro de quem opta por um trajeto mais curto.

Bellagio

Aqui existem vários restaurantes charmosinhos. Vale a pena escolher um deles, sentar do lado de fora, deliciar-se com as comidas típicas e desfrutar a paisagem!

Bellagio quer dizer “belo lago”, e não é por acaso. A cidade é conhecida como a “pérola do Lago di Como” e fica exatamente na península que divide o lago em dois braços. A região abriga a Villa Melzi, com seus jardins exuberantes que está abertos ao público, e a Villa Serbelloni, grande hotel de 1850 – e as duas têm a sorte de contar com a paisagem maravilhosa dos alpes e da água azul do lago.

Lago di Como

Villa Carlotta

O acesso à imponente construção de 1600, Villa Carlotta, em Tremezzo, também é feita a partir de Menaggio. A vila é rodeada por um belíssimo jardim decorado com estátuas, fontes e escadas. Ainda de Menaggio é possível visitar a Villa Balbianello, em Lenno. O jardim é formado por terraços e colunas e a estrutura segue fielmente os contornos do terreno.

Cernobbio

Em Cernobbio fica o resort Villa d’Este. O hotel é rodeado por um parque de 10 hectares. A antiga vila do século 16, construída como casa de verão, foi transformada em hotel em 1873 e hoje oferece os mais altos padrões de qualidade, mantendo o charme do passado. O hotel tem 152 quartos decorados com mobiliário estilo renascentista. Dentro do parque há ainda duas belas Villas privadas, Malakoff e Cima. O paraíso é refúgio de celebridades de todo o mundo e foi cenário para o primeiro filme de Alfred Hitchcock, O Jardim dos Prazeres.

De volta ao mundo real… Durante todo o ano é possível visitar o Lago di Como, principalmente se você vai percorrê-lo de carro. Porém, durante o inverno os cruzeiros e ferry-boats não funcionam. Além disso, atividades apreciadas no verão, como canoagem, windsurfe, vela e esqui aquático, entre outros, também param. Mas não esqueça, prefira os dias de sol da primavera ou do verão!

Vai viajar para Milão? Então não esqueça de conferir as dicas da cidade neste post aqui! E agora que você já sabe que o passeio pelo Lago di Como pode reservar lindas surpresas, não esqueça também de deixar um dia só pra ele no seu roteiro! 🙂

Gostou? Tem dúvidas? Deixe suas impressões aqui nos comentários, ou fale comigo pelo Instagram e/ou Facebook! Eu vou adorar!
😉

postado por
Cleide
Paulistana de 28 anos residente em Tóquio. Começou sua jornada de descobertas na Europa, mas atualmente explora as diversidades do maior continente da terra, a Ásia!
Conhece alguém que também gostaria de ler essa postagem?
Compartilhe esse amorzinho!

  1. Karem Cainelli 20/05/2023

    O Lago di Como é muito lindo! Fui com o amor da minha vida DAVID SIMON BERGMANN! É uma viagem perfeita e muito romântica.

    KAREM CAINELLI

  2. Regina 16/04/2023

    Adorei seu post !!! Vamos passar 27 dias na Itália iniciando em Roma . E certamente por conta do seu post certamente visitaremos o lago como . Qual cidade vc indicaria para nos hospedarmos ?? Agradeço o retorno
    Regina

  3. Val 01/01/2023

    Amei suas dicas de Como.
    Quais vilarejos vc me sugere parar no passeio de barco, pois só terei um dia, vindo de trem de Milão em um Domingo.
    Val Goncalves.

  4. marcelo caetano 25/08/2019

    oi ,,,
    os passeios de barco pelo lago di como duram quanto tempo em média e saem de onde
    ? so terei um dia estarei fazendo um bate de volta de milão.
    outra duvida: em maio aproximadamente dia 20 de maio os passeios acontecem normalmente?

    • cleidesousa respondeu marcelo caetano 06/09/2019

      Olá Marcelo,
      Lá no Lago vc não contrata um passeios de barco, vc apenas compra a passagem.
      Os barcos passam de 10 em 10 ou 15 em 15 min, algo assim. E vc pega o que vc quiser!
      Te dou um exemplo: tenho um bilhete para passar em 3 cidades (no bilhete estará escrito)… e aí quando vc embarca, o condutor só olha o bilhete e pronto.
      Existem alguns barcos que passam em umas cidades, tem outros que não.
      Você pode ver nas placas onde eles param, ou você pode pergunta: “esse passa por Menaggio??”, por exemplo.
      Ou seja, não tem duração. Você é quem decide quanto tempo quer ficar numa cidade.
      Você só precisa calcular o tempo direitinho para não perder o trem de volta no fim do dia.
      Maio é um ótimo mês. Nada de frio e nem tanto calor.
      Espero que você aproveite muito a viagem.
      😉

  5. Math 20/03/2019

    Um sonho que tá no topo da minha lista há anos, esse lugar <3

    • cleidesousa respondeu Math 20/03/2019

      E com certeza vc vai realizar! Espero ter podido te inspirar ;*

  6. […] o Lago di Como é tema de um post exclusivo. Clica aqui e descubra tudo sobre esse […]