Dando continuidade à nossa viagem pelos países do Norte da Europa, neste post eu vou falar um pouco sobre Flam, local de nossa terceira parada na Noruega. Um lugar que, pra ser sincera, até então eu nem tinha ouvido falar. Escolhemos passar um dia lá porque a cidade abriga o pequeno vilarejo Viking Village Njardarheimr, que recria a vida dos vikings na época das grandes explorações marítimas.
Como eu contei nesse post aqui, a Era Viking foi mais ou menos o “tema” dessa nossa viagem, então, é claro que a gente não ia deixar essa experiência passar, né!?!
Flam é uma cidadezinha bem pequena, onde vivem cerca de 400 pessoas. Ela fica bem afastada de tudo, mas no meio de montanhas e cachoeiras incríveis, com uma estação de trem bastante famosa e fica bem de frente para um fiorde impressionante.
Chegamos no fim do dia – e apesar do tempo ainda claro, já era tarde da noite – tanto que, neste dia, tivemos que improvisar um “jantar” com as sopas instantâneas que a gente ainda tinha da viagem ao Trolltunga e complementar com queijo e bolachas. Agora imagina… Esse foi o nosso jantar depois da loucura que tinha sido a nossa trilha… Hahaha. Se você ainda não sabe que trilha é essa, você pode ler aqui.
Mas deu tudo certo! No final, até que tínhamos um bom estoque de comida e deu pra aguentar legal. Ufa!
Nosso tempo em Flam era curto. Passamos a noite no Hostel Brekke Gard – simples, confortável e com preço bom (dentro do possível, já que lá tudo é caro) – e logo na manhã seguinte arrumamos nossas coisas e fomos (de carro) até a vila onde iríamos vivenciar a experiência viking.
O passeio dura de 2 a 4 horas e custa 20€. A reserva inclui uma visita guiada em inglês e deve ser feita com antecedência pelo site.
Eu realmente achei o passeio muito legal!!! O guia apresenta toda a aldeia e vai explicando sobre a realidade daquele lugar há cerca de 1.000 anos. Como viviam, em que acreditavam, como eram construídas as armas de combate, como eram preparadas as refeições e quais eram as receitas mais típicas da época. E, enquanto ele falava, a gente ia passeando pela vila e assistindo, ao vivo, como era esse dia a dia. Uma experiência bem lúdica e interessante.
Agora, se você não é um fã louco da série Vikings ou não está nem um pouco interessado na história dos guerreiros nórdicos, ainda assim Flam pode te surpreender – como quase tudo que diz respeito à natureza na Noruega. O passeio mais famoso da cidade é a viagem feita com o trem Flåm Railway. Um trajeto que dura cerca de 40 minutos, passa pelo fiorde mais longo e profundo da Europa, o chamado Sognefjorden, com vistas panorâmicas para inúmeras cachoeiras e picos nevados.
Além do trem, os passeios de barco também são bastante procurados por quem visita a cidade. Nessa opção você já consegue ficar bem mais pertinho da natureza, inclusive porque são feitas diversas paradas ao longo do percurso que é feito pelos fiordes Sogne e Nærøyfjord.
Saindo de Flam, seguimos para Oslo, finalmente, a capital da Noruega!
Beijos e até o próximo post 😉
Os 10 melhores lugares para tirar fotos em Praga
Conheça as 15 principais atrações de Praga
-
Cleonice 08/06/2018
Manooo do céu! É cada cidade lindaaa, cheias de histórias que nem sei qual incluir na lista de sonhos!
-
Marcelo Amaral 08/06/2018
uhullllll
Incrivel! Ficou muito bem escrito!