Continue

Pertinho de Barcelona existe um lugar lindo de viver, cheio de natureza e com várias opções pra quem gosta de aventura. Não, eu não estou falando de MontSerrat, a montanha sagrada da Catalunha. Esse lugar foi tema de outro post – que você pode ver aqui. Neste post vou contar sobre o passeio que fizemos até Congost de Mont Rebei, uma fronteira natural belíssima entre Aragón e a Catalunha, que fica a menos de 3 horas de carro, saindo de Barcelona.

Quando me falaram deste lugar pela primeira vez, disseram que era como um “Grand Canyon” da Espanha, hahaha. E olha, não conheço o Grand Canyon do Arizona, mas esse lugar aqui é simplesmente maravilhoso. Dá uma olhada nesta vista:

Eu, o Marcelo e mais três amigos nos programamos para fazer um passeio de caiaque no início do verão. Existem várias empresas que oferecem esse e outros passeios pela região. Reservamos com antecedência pra não correr o risco de perdermos o passeio.

Fomos pra lá em maio e o clima era perfeito. Ainda não fazia muito calor e, como a alta temporada ainda não tinha começado, encontramos tudo muito tranquilo. Além disso, o complicado acesso pelas estradas e os 250 km de distância desde Barcelona fazem com que a região seja ainda pouco explorada pelos turistas. Pra chegar lá, alugamos um carro e pegamos a estrada numa sexta-feira pela tarde para passar o final de semana.

Reservamos uma casa por duas noites através do Airbnb, mas é possível achar muitas opções também pelo Booking. Veja aqui.

A primeira noite foi relax. Aproveitamos a churrasqueira que tinha na casa, improvisamos um churrasquinho brasileiro e o apresentamos para o nosso amigo gringo, o Nicola. 😛
O sábado foi dia de caminhada. A região toda é muito bonita e merece que a gente gaste um dia admirando as paisagens.

Descobrimos que Congost de Mont Rebai também é um destino muito visitado pelos religiosos. Isso porque o Santuário de Torreciudad, dedicado à Virgem Maria, fica ao lado do rio. Inclusive, a gente consegue apreciar uma das vistas mais incríveis do santuário.

O domingo foi dia de caiaque. Antes de partir pra aventura, nós escolhemos entre o caiaque individual ou de dupla, recebemos do guia as instruções básicas para conduzir um caiaque, colocamos o capacete, o colete salva-vidas, pegamos nossos remos e aí, sim, partimos!

Lá vamos nós, uns mais lentos, outros mais rápidos. E o medo desse negócio virar!? Hahaha…

O passeio dura o dia todo! A gente vai fazendo tudo em grupo com a maior tranquilidade. O guia vai nos conduzindo e explicando sobre as belezas da região.

Na metade do passeio, o guia nos deixou de um lado do rio, e nos explicou que, através de uma ponte, a gente conseguia atravessar o rio e iniciar uma das trilhas que nos levaria até o ponto mais alto da montanha. E assim fizemos.

Na volta, para descer até a borda do rio, passamos pela escadaria cravada no paredão horizontal, uma das partes mais emocionantes do passeio. O problema é que essa escadaria só vai até metade do paredão, ou seja, não desce até o rio – onde tínhamos de chegar. Para terminar a descida, tivemos de passar por um caminho de rochas. Melhor dizendo, não existia um caminho… e a inclinação era absurda, até finalmente chegar na água e atravessar nadando até o outro lado – onde o nosso guia estava nos esperando. Não sei a distância de um lado a outro, mas acredito que algo em torno de 800 metros.

E a sensação de finalmente concluir essa maratona? Hahahaha… Maravilhosa!

Pegamos nossos caiaques para voltar é só fizemos mais duas paradinhas nas cachoeiras que ficam escondidas pelo caminho.
Entrei na primeira, mas na segunda eu não consegui. Estava congeladaaa, hahaha.

O passeio durou em torno de 6 horas e, como voltávamos no próprio domingo, retornamos pra casa só para tomar banho e pegar a estrada de volta para Barcelona.

É claro que deveríamos ter feito esse passeio no sábado, mas as vagas para fazer o caiaque eram limitadas e, quando reservamos, só havia disponibilidade para o domingo.

Atividades para fazer na região:

1 – Passeios de caiaque feitos com ou sem guia.
2 – Trilhas de diferentes níveis de dificuldades. A mais popular sai do estacionamento “La Masieta” e tem cerca de 3,5 km de extensão.
3 – Excursões de barco.
4 – Parc Astronòmic Montsec, um dos parques astronômicos mais importantes do país, com exposições, telescópios e muito mais.

As paisagens são Lindas, né? Eu amei a experiência e recomendo para quem vier com um tempinho a mais para Barcelona! 😉

Tem alguma dúvida ou comentário?
Escreva aqui embaixo.

Beijo e até o próximo post!

😘

postado por
Cleide
Paulistana de 28 anos residente em Tóquio. Começou sua jornada de descobertas na Europa, mas atualmente explora as diversidades do maior continente da terra, a Ásia!
Conhece alguém que também gostaria de ler essa postagem?
Compartilhe esse amorzinho!