Depois da visita às Minas de Sal de Wieliczka, seguimos nossa viagem rumo a uma pequena cidadezinha que fica no sudoeste da Cracóvia, chamada Wadowice. Apesar do tamanho, ela atrai muitos turistas por um motivo especial: é a cidade do Papa João Paulo II, local onde ele nasceu. Tenho de confessar que esse nem era o nosso plano inicial. Alias, a gente nem sabia se a cidade do Papa era perto de onde estávamos ou não.
Porém, durante nossos dias na Cracóvia – cidade onde ele se tornou padre, bispo, arcebispo, cardeal e só saiu quando passou de Karol Wojtyla a Papa João Paulo II – vimos tanto sobre a sua história que pensamos: “por que não incluir uma tarde em Wadowice?” Existem algumas oportunidades que a gente não pode deixar passar, não é mesmo? Sabe Deus quando eu teria outra chance de conhecer… Então, fomos.
Sobre Wadowice
A cidade do Papa é pequena, mas muito charmosa. Fica no interior da Polônia, localizada a uns 50km de Cracóvia, que atrai pessoas (religiosas ou não) de todas as partes do mundo que desejam conhecer um pouco sobre a origem e história dos primeiros anos da vida de um dos papas mais queridos da história.
Chegamos bem cedinho na cidade do Papa – lembro-me que fazia um suuper frioo 😬 – e fomos direto para a praça principal (que, inclusive, leva o nome do Papa), onde estão lojas, bancos, restaurantes, o prédio da prefeitura (que antes da Segunda Guerra era o lugar onde Karol Wojtyla passou seus primeiros anos na escola) e a Basílica da Nossa Senhora, onde Karol Wojtyla foi batizado.
A casa onde morou o Papa João Paulo II
Mas foi na rua Koscielna, número 7, que o Papa João Paulo morou até os seus 18 anos. Hoje, no antigo apartamento, há um museu dedicado especialmente à sua trajetória de vida em Wadowice.
Infelizmente, não podíamos tirar fotos, mas lá dentro estão expostas uma infinidade de objetos. O acervo é tão completo que possibilita uma imersão na vida do Papa – e é aí que gente entende porque ele ainda é tão amado em todo o mundo. E principalmente muito lembrado nesta cidadezinha cheia de charme e com muita história pra contar.
O apartamento é todo decorado com os móveis pessoais da família, suas fotografias, livros, documentos, diplomas… e, além de tudo isso, também estão expostas recordações difíceis, como a arma que foi utilizada em uma tentativa de assassinato que o Papa João Paulo II sofreu em maio de 1981, na Praça São Pedro, no Vaticano. À época, ele foi baleado e ficou gravemente ferido. Lá também tem uma réplica da Bíblia que estava sobre a urna no dia de seu funeral.
Havia pouquíssimas pessoas fazendo a visita conosco (talvez porque pegamos o primeiro horário). A visita custa em torno de R$ 30,00 e é acompanhada por um guia.
Como chegar na cidade do Papa partindo da Cracóvia:
Trem
O trem conhecido como “O trem do Papa” sai da estação principal de Cracóvia e para diretamente em Wadowice.
Carro
Essa foi a rota que escolhemos. Saímos da Cracóvia pela estrada 7 com direção à Myslenice e, após 15km, pegamos a estrada número 52.
Ônibus
A cada meia hora saem ônibus da estação principal da Cracóvia.
Tem alguma dúvida sobre como visitar a cidade do Papa? Então deixe aqui um comentário, quem sabe eu não possa ajudar?
Beijos e até o próximo post ;*