Continue

A cada novo dia em Tóquio, no Japão, eu percebo que este é um dos países mais incríveis para visitar. Não apenas pelas infinitas experiências que se pode ter, mas especialmente pelas diferenças culturais que se encontra aqui.

E é justamente por essas diferenças culturais que eu resolvi escrever este post. Então, se você planeja embarcar em uma viagem para a terra do sol nascente, leia essas dicas com as 10 coisas que você precisa saber antes de visitar o Japão.

Leia este post e descubra como viemos parar no Japão

1 – Um país extremamente organizado e educado

Por ser a cidade mais populosa do mundo, talvez você espere encontrar em Tóquio uma grande desordem, principalmente nos grandes centros ou estações de metrô.

Ruas agitadas de Tóquio

Mas a realidade é exatamente o oposto disso. Todas as pessoas, seja qual for o ambiente, respeitam os outros e se organizam esperando pacientemente pelo trem, por exemplo.

E no final do dia, talvez você sinta uma leve dor no pescoço e ombros por causa dos tantos cumprimentos ao longo do dia.

2 – Os japoneses fumam muito

Apesar disso, fumar na rua é proibido. São poucos os locais permitidos, mas é preciso estar atento às placas. Normalmente, os ambientes são fechados.

Esse controle foi instaurado para acabar com as bitucas de cigarro jogadas nas ruas – que a gente conhece bem.

3 – Não dê gorjetas

Para os japoneses, o bom serviço tem de ser oferecido sim ou sim, sem a necessidade de gorjetas. Aqui, aquela taxa de 10% não existe e se você insistir em oferecer algo a mais pelo atendimento, provavelmente vai receber o valor de volta do garçom, como aconteceu com a gente aqui nos primeiros dias.

4 – Nem todas as pessoas falam inglês

Muitos turistas reclamam dos japoneses serem tímidos ou difíceis de conversar. Obviamente, alguns realmente têm vergonha de falar com estrangeiros, mas isso se deve principalmente ao medo de não conseguir se comunicar.

Encontrar alguém que fale em inglês, seja em lojas seja em restaurantes, ainda é muito difícil. Por isso, pratique o básico do japonês, mesmo falando com sotaque completamente errado. Isso mostra pelo menos que você está tentando!

E não se preocupe. A mímica sempre nos salva, e a parte boa é que, com toda a gentileza e paciência dos japoneses, é possível se virar.

Templo xintoísmo no Japão

5 – Você vai usar dinheiro em espécie na maioria dos lugares

A cultura de pagar com dinheiro ainda é muito forte no Japão, consequentemente, muitos restaurantes, cafés e pequenos comércios não aceitam pagamento com cartão. Eu estranhei muito isso nos primeiros dias. Mas muitas vezes não temos opção, então a gente se adapta.

6 – Os banheiros japoneses estão em outro nível

É isso mesmo. Eles são extremamente tecnológicos, cheios de painéis de comando e super confortáveis. As privadas são equipadas com assento quentinho, ducha de água quente ou fria, arzinho para secar e até um alto-falante, para te ajudar a disfarçar possíveis barulhos, hahaha. É incrível ou não é?

7 – Reserve sua acomodação com antecedência

Com tanta gente na cidade e a onda cada vez mais crescente de turismo, encontrar uma boa acomodação é cada vez mais difícil. E isso pode ser ainda mais complicado se você resolver deixar esse item para a última hora.

Atenção especial para a Golden Week (semana dourada). Essa é a semana de férias mais esperada pelos japoneses, quando acontece a junção de quatro feriados nacionais.

Então, se você pretende viajar entre 27 de abril e 6 de maio, competirá por hospedagem com turistas locais e internacionais. Se você quer visitar o Japão durante esses dias, reserve sua acomodação o mais rápido possível.

Se você precisa de dicas para encontrar as melhores opções de acomodação, veja esse post aqui do blog!

8 – Em alguns ambientes, você vai precisar tirar os sapatos

No Japão, é considerado anti-higiênico usar sapatos em ambientes fechados. Além disso, os japoneses acreditam que tirar os sapatos liberta de todas as “energias impuras” lá de fora, da rua.

Sapatos na porta de uma casa japonesa.

Geralmente, ao lado da porta de entrada, existe uma área chamada “genkan” – e é nesse local onde se deve deixar os sapatos.

9 – O país é muito limpo. Você não verá lixo no chão

Apesar disso, existem pouquíssimas latas de lixo nas ruas. As poucas que você talvez encontrará serão dos estabelecimentos ao redor.

Se você não encontrar nenhuma dessas latas de lixo pelo caminho, carregue o seu lixo até encontrar um local apropriado para descartá-lo.

10 – Existem regras de boa convivência nos transportes públicos e você precisa respeitá-las quando estiver visitando o Japão

São regras básicas, mas que não estamos acostumados a seguir, veja quais são:

– Evite falar alto (mesmo com seus companheiros de viagem);
– Não fale ao telefone (mesmo isso sendo perfeitamente normal em alguns países, falar ao telefone no ônibus ou no metrô aqui não é!);
– Não coma nem beba no ônibus ou no metrô (mas nos trens de alta velocidade você poderá comer!).

Gostou dessas dicas? Lembre-se, ano que vem é ano de Olimpíadas em Tóquio e, talvez, essa seja uma boa oportunidade para conhecer esse país tão diferente e cheio de tradição e cultura.

Então, fique atento aos próximos posts aqui no blog que vou contando tudo sobre a nossa nova casa e dando mais dicas sobre como é visitar o Japão!

postado por
Cleide
Paulistana de 28 anos residente em Tóquio. Começou sua jornada de descobertas na Europa, mas atualmente explora as diversidades do maior continente da terra, a Ásia!
Conhece alguém que também gostaria de ler essa postagem?
Compartilhe esse amorzinho!

  1. […] Se você está planejando uma viagem para o Japão, leia essas dicas com as 10 coisas que você precisa saber antes de visitar o país. […]