Continue

Confesso que eu estava insegura e, ao mesmo tempo, ansiosa para escrever sobre Paris. É que eu não sei se vou conseguir transmitir em poucas palavras todo o sentimento e a emoção que esse lugar nos causa. Já adianto que teremos mais posts sobre a cidade, esse aqui é só um aperitivo, até porque, após a minha primeira viagem, voltei outras vezes e voltarei muitas outras…! 🙏

Pra mim, conhecer Paris era o ápice dos meus desejos mais ambiciosos. Por isso, eu super entendo as pessoas que não abrem mão de incluí-la no roteiro europeu, mesmo que o destino principal não seja a França. Ôoo lugarzinho incrível, viu gente?! É difícil explicar a magia que rola ali e todo o encantamento que ela provoca.

Assim que nos mudamos para Barcelona, em janeiro de 2016 – logo depois de sairmos de Nova York, como contei nesse post aqui – a Cleo, minha irmã, veio nos visitar aqui em Barcelona.

A viagem dela não foi bem pra me visitar hahaha… Na verdade, ela fez uma mega viagem pela Espanha, visitou a família do Du, meu cunhado, em Granada, passou por Sevilla, Madrid e, então, nos encontramos em Barcelona. E para completar, nos programamos para conhecer Paris juntos. E lá fomos nós 😍.

Ansiedade Pré-viagem

É engraçado lembrar de tudo isso porque a empolgação era tanta que a gente parecia criança quando ganha pirulito… 😁. Enquanto a gente arrumava a mala, cada um ia fazendo planos de quais eram os locais de parada obrigatória. Eu sonhava com a Paris dos filmes, minha irmã com a Paris das Revoluções… meu cunhado com a cidade que ele conhecia pela literatura e os contos de grandes autores. Cada um com sua expectativa e todos ansiosos pra desembarcar na Cidade Luz.

Saímos de Barcelona embarcando no primeiro voo do dia com a Ryanair. Duas horinhas depois, desembarcamos no pequeno aeroporto de Beauvais. Este aeroporto fica um pouco distante de Paris e é uma das opções para quem viaja com essas companhias europeias low cost. De lá pegamos um ônibus que custa 16€ e chegamos no centro de Paris em 1h15. 

Pronto, a partir daí era um suspiro atrás do outro. Em Paris tudo é tãoo bonito e tão mágico: a arquitetura deslumbrante, os diversos museus, os jardins… é tudo bem mais incrível pessoalmente do que eu imaginava nos meus sonhos. A gente tem que andar com a cabeça erguida o tempo todo, porque são tantas coisas diferentes, históricas e tão impressionantes que não dá para perder nada.

Incluímos em nosso roteiro os principais pontos turísticos da cidade. Veja cada um deles:

Primeiro dia em Paris

Ilê Saint Louis
Catedral Notre Dame
Pont des Arts, Palácio da Justice
Ponte Alexandre III

Apesar do frio cortante que fazia, nós nem paramos no hotel. Começamos nosso roteiro pela região da Notre Dame, passando pelas ruas cheias de artistas, pela famosa ponte dos cadeados e, vez ou outra, fazíamos uma paradinha pra tomar um café/chocolate quentinho em um daqueles milhares de cafés super charmosos, que têm em cada esquina. Já à noitinha, nos encontramos com ela: a Torre Eiffel linda e toda iluminada.

Segundo dia em Paris

Trocadero
Torre Eiffel
Arco do Triunfo
Champs Elysées
Praça da Concórdia
– Jardins das Tulherias

Era o dia mais esperado. O dia de chegar pertinho e registrar nosso encontro com a torre mais bonita e famosa do mundo. Subimos até o último andar, de onde se consegue ter uma visão incrível da cidade (que seria ainda melhor se o dia não estivesse tão nublado :/).

Depois do passeio na torre, seguimos para o Arco do Triunfo. Recomendo esta sequência porque é um ponto turístico próximo que dá pra ir andando tranquilamente. O Arco é outro passeio incrível. O monumento é muito maior do que eu imaginava. E é a partir dele que começa a famosa Champs Elysées, a rua mais luxuosa de Paris – e do mundo! Seguindo pela avenida até o final, passamos pelas lojas de grifes internacionais como Dior, Chanel, Prada, Louis Vuitton, e muitas outras, e chegamos até a Praça da Concórdia. Em seguida, ao magnífico Jardins das Tulherias.

Terceiro dia em Paris

Museu do Louvre
Maison de Victor Hugo
– Praça da Bastille

Deixamos quase um dia todo para o Museu do Louvre. É que a gente já tinha lido que, para conhecer bem o museu, é preciso muito mais do que um dia, talvez até uma semana inteira! E a verdade é que, mesmo reservando um dia todo, não conseguimos ver nem metade das obras que estão expostas no museu.

As obras imperdíveis da nossa listam eram:

Mona Lisa
Vitória de Samotrácia
Vênus de Milo
Esfinge de Tanis
A Liberdade guiando o povo
O Apartamento de Napoleão III
Os Touros alados
A múmia

Quarto dia em Paris

Bairro de Montmartre
Basílica de Sacré Couer
Moulin Rouge
Cafe des 2 Moulins

Eu, que sempre fui viciada e assisti incontáveis vezes ao filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, estava enlouquecida pra passear pelo bairro de Montmartre. É que várias cenas do filme foram gravadas lá e, inclusive, fica lá o café onde a protagonista Amélie trabalhava – e que ainda funciona. Não preciso nem dizer que quase morri de emoção, né!?

Que delícia recordar essa viagem. Essa, sem dúvida, é a cidade mais inspiradora que já conheci!!! 

Além das dicas e informações que você encontrou aqui, você também pode consultar o fórum Europa da comunidade Mochileiros.com, site parceiro do Por onde eu vou! 

Gostou deste post e quer ficar por dentro de todas as novidades do blog? Então curte a nossa página lá no facebook e fique ligado em nosso Instagram

😉

Beijos e até o próximo post!

postado por
Cleide
Paulistana de 28 anos residente em Tóquio. Começou sua jornada de descobertas na Europa, mas atualmente explora as diversidades do maior continente da terra, a Ásia!
Conhece alguém que também gostaria de ler essa postagem?
Compartilhe esse amorzinho!

  1. Rogerio Rossi 04/12/2017

    Paris! Adoro tanto que fica difícil colocar tudo em palavras, conheço gente que não viu essa graça toda, mas, neste seu post, eu consegui relembrar de tudo. Muito bem escrito !
    Parabéns pelo blog !

    • cleidesousa respondeu Rogerio Rossi 09/12/2017

      Olá Rogério. Que legal te ver por aqui e que bom que gostou do post 😀
      Isso é verdade. Nem todo mundo se encanta por Paris. O Marcelo mesmo – meu marido, ele tinha ido alguns anos antes que eu e se lembrava de uma cidade cinza e sem graça, haha. E foi totalmente diferente dessa vez que fomos. Cada viagem uma viagem, né?

  2. Cleonice Dapor 04/12/2017

    Amore, minha pequena! Você descreveu todos os sentimentos que sentimos com maestria. Muito obrigada, me senti homenageada com seu post. 😘😘😘 Te Amo 😍😍😘

    • cleidesousa respondeu Cleonice Dapor 04/12/2017

      Que saudade que dá, né? Por isso eu tô gostando tanto de escrever aqui no blog. Reviver todos esses sentimentos, separar as nossas fotos preferidas, tudo isso é tão gostoso <3