Continue

Tá planejando uma viagem para a capital espanhola e ainda não sabe quais lugares incluir no seu roteiro? Pois no post de hoje eu vou dar dicas sobre o que fazer durante 3 dias em Madrid.

A cidade tem atrações para todos os gostos e reserva todo o charme europeu. Além de praças e mercados históricos, museus, como o famoso Museo del Prado e o Museo Reina Sofia, são imperdíveis!

Hoje, morando aqui na Espanha e conhecendo cada vez mais pessoas, costumes e tradições espanholas, tenho cada vez mais vontade de descobrir todos os cantinhos desse país. Cada região é tão diferente da outra, tem tanta história, tantas belezas.

Isso sem falar da comida… aah, a comida! Ainda são tantas coisas boas pra provar e conhecer. Mas a verdade é que, antes de vir morar aqui, as cidades que sonhava conhecer era Barcelona e a capital, Madrid.

Por isso, no primeiro ano aqui, o Marcelo e eu nos programamos para conhecer a cidade. Aproveitamos duas oportunidades: o Marcelo precisava dar entrada no visto americano e o consulado responsável fica lá em Madrid; além disso, a data seria exatamente a comemoração do nosso primeiro ano de casados.

Aí, pronto! Já tínhamos motivos suficientes para extender uns diazinhos e conhecer a capital espanhola. 😀

Era verão e o calor era bem mais intenso do que imaginávamos. Os termômetros marcavam temperaturas ainda mais altas que Barcelona e, por ser uma cidade densa, com muitas construções num espaço razoavelmente pequeno, a gente quase não sentia o vento circulando. A parte boa é que, por ter um clima mais seco, a sensação de calor era mais suportável.

Roteiro de 3 dias em Madrid

Ao todo ficamos três dias completos na cidade. A seguir comento sobre os principais passeios que fizemos e os lugares que recomendo visitar.

Dia 1: Puerta del Sol, Plaza Mayor, Mercado de San Miguel, Catedral de la Almudena, Palacio Real e Barrio de La Latina

Puerta del Sol

Nosso roteiro começou na Puerta del Sol, visto que essa é a praça mais famosa de Madrid. Por ser um dos passeios mais emblemáticos e por concentrar vários pontos de interesse, é um ótimo ponto de partida. Inclusive, é lá onde se encontra a estátua mais popular e que é símbolo da cidade: um urso que está apoiado num arbusto e levou o nome de “Madroño”. Diz a lenda que tocar no urso traz boa sorte e garante que você volte a Madrid, hahaha… Não custa tentar, né?

O edifício mais antigo da praça é a Casa de Correos. Construído em 1768 ele é também o edifício mais imponente da Puerta del Sol. Bem ao lado da Casa de Correos fica a marcação do quilômetro zero das estradas do país. É bem fácil encontrar. Provavelmente você verá muita gente tirando foto ao lado da placa, como eu fiz. Hahaha…

Uma outra curiosidade da praça é a antiga placa de publicidade “Tío Pepe”, que fica no topo do edifício 11 da praça. Uma propaganda de 1935 que, depois de tantos anos, acabou se tornando um ícone da cidade.

Plaza Mayor

Pertinho da Puerta del Sol fica a Plaza Mayor, uma praça gigantesca cercada por edifícios de arquitetura antiga que mais parecem palácios. Há muitas opções de bares e restaurantes e lojinhas. Por isso, este é um bom lugar para tomar algo, bater um papo e relaxar por uma horinha.

Além disso, quando estiver na praça, não deixe de ver o Arco de Cuchilleros, a mais famosa das dez portas de acesso à Praça Mayor.

Mercado de San Miguel

Há apenas três minutos da Plaza Mayor fica o mercado de San Miguel. Uma antiga construção, feita toda em ferro, bastante preservada. É o mercado mais tradicional de Madrid, mas também o mais turístico.

É importante deixar claro que este não é o mercado frequentado pelos madrilenhos. Os preços são mais caros, pois é mais gourmetizado, mas a visita garante conhecer uma grande variedade de produtos, pratos e bebidas típicas com muita qualidade.

Catedral de la Almudena

A Virgem de Almudena é a padroeira da cidade. Sua catedral fica de frente para uma ampla praça na rua Bailén e possui uma das decorações mais ricas em detalhes da cidade.

Barrio de la Latina

Nos recomendaram passar uma das noites no bairro “La Latina”, que fica no centro, bem próximo ao Palácio Real. O bairro é conhecido pelo circuito de tavernas, restaurantes e bares de tapas (principalmente nas ruas Cava Baja e Cava Alta, que fervem durante a noite).
Como nossa intenção era realmente curtir a noite, resolvemos voltar para o hotel depois do dia de passeio e retornar ao centro no início da noite. Pra nossa sorte, encontramos muito mais do que esperávamos. Como fomos no verão, o bairro estava todo em festa. Ruas decoradas, músicas para todos os estilos, apresentações e barraquinhas com comidas típicas.

Dia 2: Museo Del Prado, Museo Reina Sofía, Parque El Retiro, Palácio de Cristal e Puerta de Alcalá

Museo Del Prado

É claro que não iríamos deixar de lado um dos museus mais importantes do mundo fora do nosso roteiro. E acho que se você for visitar a cidade, também não deveria deixar. São mais de 1.500 obras em exposição com a maior coleção de pinturas espanholas do mundo – principalmente Goya e Velázquez.

Museo Reina Sofía

Além do Prado, outro grande museu que merece uma visita é o Museo Reina Sofía. Muita gente, inclusive, o considera mais incrível que o primeiro. Isso porque o Reina Sofía reúne fantásticas pinturas de Salvador Dalí, Joan Miró e o grande destaque de Picasso, o Guernica, incluindo todas as etapas do trabalho do artista até chegar na gigantesca obra final.

Parque El Retiro

Uma imensa área verde bem no meio da capital espanhola. O Parque El Retiro é o parque mais famoso da cidade. Cheio de monumentos, fontes, jardins e centros de exposição de arte, o parque oferece aos turistas e moradores um local para prática de esporte, lazer e cultura. É uma boa opção para descansar entre um passeio e outro.

Palácio de Cristal

Ainda dentro do Parque El Retiro, bem escondidinho entre os jardins, fica o Palácio de Cristal, construído em 1887. O espaço todo feito em vidro e ferro é uma obra-prima, parece até de conto de fadas.

Funciona como salas de exposição, mas vale o passeio apenas para admirar a construção. A dica aqui é fazer a visita no período da manhã, já que com a luz do sol a fachada fica ainda mais bonita.

Puerta de Alcalá

Essa é uma das cinco portas reais que davam acesso à cidade de Madrid. Ela fica bem na rotatória da Plaza de la Independencia, de frente ao Parque El Retiro.

Dia 3: Palácio Real, Templo de Debod, Gran Via, Lojas e Estádio Santiago Bernabéu

Palácio Real

E finalmente, chegando ao 3º dia em Madrid, visitamos o Palácio Real. O gigante edifício já foi residência oficial da monarquia espanhola e hoje em dia é utilizado apenas para atos oficiais, como encontros diplomáticos e protocolares. Com 3.000 cômodos, é o maior da Europa em área construída (inclusive maior e mais decorado do que o de Versailles).

Confesso que esse não é o meu tipo de passeio preferido, mas vale a pena pelas obras monumentais e temáticas que estão expostas em cada cômodo do Palácio. Mas se você não se interessa em conhecê-lo por dentro, faça ao menos uma visita na parte externa. A construção é super imponente e ao redor dele ficam dois lindos jardins. Os Jardines de Sabatini e Jardines del Campo del Moro.

Templo de Debod

Um templo Egípcio do século II a.c. que, segundo o que nos contaram por lá, foi doado pelo governo egípcio à Espanha para evitar ser inundado na construção da represa de Asuán. Por ficar num ponto alto da cidade, lá de cima dá pra ter uma vista super bonita, inclusive, para o Palácio Real.

Gran Via

Essa é a principal avenida de Madrid – que poderíamos chamar de “Champs-Élysées” de lá. Está rodeada por belos edifícios históricos, além de inúmeros restaurantes, lojas, cinemas e shows musicais.

Na própria Gran Via ficam as principais lojas de roupas, acessórios e sapatos. Entre elas: H&M, Loewe, Adidas e Zara. Tem para todo os gostos e bolsos. Inclusive a maior Primark – aquela loja baratinha que todo mundo quer visitar quando vem pra Europa –, fica na Gran Vía também.

Mas você também pode fazer suas compras no principal centro comercial de Madrid, o Shopping Príncipe Pío, que fica numa antiga estação de trem, que hoje funciona a estação de metrô homônima e, por isso, oferece acesso bem fácil.

Estádio Santiago Bernabéu

E se você curte futebol, também pode visitar – ou melhor ainda, assistir uma partida – o estádio oficial do Real Madrid. Eles abrem para visitação todos os dias, normalmente das 10h às 19h.

Onde ficamos

O hotel que ficamos durante os nossos 3 dias em Madrid, apesar de distante do centro, era muito bom, com ótimo custo benefício e fica ao lado do metrô Plaza de Castilla, que chega até a Puerta del Sol em 15 minutos sem baldeação.

Você consegue reservá-lo através desse link ou pesquisar outras opções clicando aqui.

Clica nesse link pra ver outras dicas de hospedagens e os truques que uso para encontrar a melhor acomodação.

E aí, deu para perceber que há muito o que fazer em Madrid, né!? Como eu disse, já atrações para todos os gostos. Mas ainda ficou com alguma dúvida sobre a cidade? Deixe o seu comentário aqui embaixo que eu prometo tentar ajudar, e curta as páginas do blog no Insta e Facebook!

Beijos e até o próximo post.
😉

postado por
Cleide
Paulistana de 28 anos residente em Tóquio. Começou sua jornada de descobertas na Europa, mas atualmente explora as diversidades do maior continente da terra, a Ásia!
Conhece alguém que também gostaria de ler essa postagem?
Compartilhe esse amorzinho!

  1. Catherine 27/07/2022

    Olha eu aqui planejando um passeio por Madri e pegando suas dicas! 😆

  2. […] das cidades mais famosas da Espanha e a terceira mais visitada do país, ficando atrás apenas de Madrid e […]