Continue

Eu já contei aqui no blog quais são as coisas que eu amei/amo fazer em Barcelona desde que me mudei pra cá. Se você ainda não viu, clica aqui. Mas eu bem sei que, quando a gente viaja de férias para um lugar novo, nosso tempo muitas vezes é curto e o que mais queremos é conhecer os lugares ícones, bem turísticos, que fazem a gente sonhar com a cidade.

Pensando nisso, resolvi fazer um roteirinho com todos os lugares que costumo indicar aos amigos que vêm visitar Barcelona.

E aí, tá planejando viajar pra Europa? Então, vem me visitar aqui em Barcelona e confira os principais e mais visitados pontos turísticos da cidade.

1. Sagrada Família

Se é pra falar de atrações mais famosas, então já vamos começar pelo cartão postal da cidade, né? A Sagrada Família é o maior símbolo da arquitetura moderna de Gaudí e a mais incrível e impressionante obra da cidade. Não à toa dizem ser umas das atrações mais visitadas de toda a Europa. Cuidado para não deixar para comprar o seu ingresso em cima da hora. Se possível, compre as entradas pela internet, porque as filas costumam ser enormes e nem sempre há horários disponíveis.

2. Parque Güell

Acostume-se! Pois quando se fala em Barcelona, a maioria dos lugares para conhecer sempre leva o nome dele: Gaudí. Se eu, pobre mortal, já fico perdidamente encantada com tudo que encontro por aqui, imagina os arquitetos e amantes de arte moderna? Cheio de árvores, curvas e muitas cores, o Parque Güell é o mais famoso de Barcelona e, com certeza, você vai querer fotografar cada detalhe das construções. Mas prepare as pernas, ele fica na parte mais alta da cidade e exige uma boa caminhadinha.

3. Parc de la Ciutadella

Um belo parque, com boa área verde, ideal pra fazer um pic-nic de vez em quando, bem no meio da cidade. Por ser muito central, ele fica pertinho de muitos pontos importantes da cidade, como o mercado de Born e o Arco do Triunfo, nossa próxima atração da lista.

4. Arco do Triunfo

Descobri que muitas cidades da Europa possuem um Arco do Triunfo – eu, na minha ignorância, pensava que era só em Paris . O Arco aqui em Barcelona não tem um significado militar, como em outros lugares, mas, sim, artístico. Ele foi criado para uma exposição em 1888 e simboliza a entrada da cidade à modernidade.

5. Cidade Velha

Não economize seu tempo nessa parte da cidade, há tantas coisas para descobrir… Ande sem pressa pelos bairros Gótico e El Born, observe cada detalhe das antigas construções, ande pelas ruas estreitas, veja os prédios grudados uns nos outros, os pedaços da Muralha Romana que ainda estão espalhados pela cidade, entre nas igrejas e relaxe tomando um Vermut em um dos pátios da região.

6. Casa Batlló

A casa Batlló é a estrela da Avenida Passeig de Gràcia e também foi construída por Antonio Gaudí. É a obra mais madura e completa do artista. Só na parte de fora a gente já pode levar uns bons minutos para admirar toda a riqueza de detalhes da fachada, que faz lembrar as ondas do mar refletindo a luz do sol.…. Agora, imagine só como é por dentro. Uma construção de madeira, vidro e ferro que com as mais loucas formas criam espaços que brincam com cores e muita luz.

7. Plaza Catalunya y Las Ramblas

Essa não é a praça mais bonita de Barcelona, mas acho que é uma das mais importantes, já que ela está no coração da cidade. Eu gosto de indicar a Plaza Catalunya como ponto de partida para o passeio pelas Ramblas. Depois de dar uma volta pela praça, o passeio segue para as Ramblas, passando pelo Mercado de La Boqueria e finalizando no monumento do Mirador de Colom, já no Porto Velho, o porto antigo de Barcelona. Chegando ali, você já estará na praia, nosso próximo item da lista.

8. A praia

Eu poderia colocar aqui “Barceloneta”, que é a praia que a maioria dos sites indica. Mas a verdade é que as boas e verdadeiras praias estão “mais pra lá”. Ande pelo calçadão, observe toda a vida que existe nessa região da cidade, mesmo em dias frios. E se você vier no verão, tire um dia só pra relaxar, e escolha qualquer praia a partir da Bogatell.

9. Plaza Espanha

Essa é a maior e mais imponente praça da cidade. Nela existe uma antiga arena de touradas que hoje abriga um shopping (Dica: suba até o terraço do shopping. Lá de cima a gente tem uma vista incrível da cidade). As duas torres gigantes ao lado da praça abrem passagem para uma espécie de avenida – linda e decorada com dezenas de fontes que levam até o Museu Nacional d’Art de Catalunya (MNAC) e ao Parque de Montjuic. De frente ao museu, a maior fonte é chamada de Mágica e durante alguns dias da semana promove um espetáculo de música e luz coordenados com os movimentos da água.

10. Montjuic

Passando pela Praça Espanha, logo atrás do Museu Nacional d’Art de Catalunya (MNAC) está a montanha de Montjuic, que é um dos programas mais legais aqui de Barcelona. Lá em cima tem um monte de coisas legais pra ver, como o Poble Espanyol, o Museu Caixaforum, a Fundação Joan Miró, o Complexo Olímpico, onde aconteceu a Olimpíadas de 1992, e o Castelo de Montjuic, que tem uma vista incrível para a cidade. Se estiver com tempo, desça a pé e vá até o bairro do Poblesec, que é cheio de bares, restaurantes e teatros.

É claaaro que Barcelona é muito mais que apenas 10 pontos turísticos. Eu fiz um pequeno resumo das principais atrações. Mas se você puder, aproveite também para descobrir lugares diferentes, alternativos, curiosos e pouco turísticos. O encanto de Barcelona está no dia a dia, nas ruas estreitinhas, nos cafés mais escondidos. Eu tenho certeza que você, assim como eu, vai se apaixonar ainda mais.

postado por
Cleide
Paulistana de 28 anos residente em Tóquio. Começou sua jornada de descobertas na Europa, mas atualmente explora as diversidades do maior continente da terra, a Ásia!
Conhece alguém que também gostaria de ler essa postagem?
Compartilhe esse amorzinho!

  1. […] publiquei alguns posts aqui no blog abordando temas como os principais pontos turísticos em Barcelona, as minhas primeiras impressões ao chegar na cidade, as 10 coisas que eu mais amo […]