Continue

A nossa viagem pelo norte da Europa rendeu algumas aventuras além do que já comentei por aqui. Durante o tempo que passamos em Amsterdam, incluímos em nosso roteiro um dia pelo interior da Holanda, passando pela vila de Volendam; por Zaanse Schans, para conhecer os famosos moinhos holandeses; e Simonehoeve, onde visitamos uma fábrica dos tradicionais tamancos de madeira.

Volendam

Começamos o nosso passeio por Volendam, uma região muito agradável, mas bastante turística, tenho que dizer.
Sabe aquelas casinhas de madeira que a gente sempre imagina quando pensamos em Holanda? Então, Volendam é assim. A maioria das casas ainda guarda o estilo original. E é claro que eu quis tirar uma foto em cada uma… haha – pena que nenhuma ficou boa. 😒

O centrinho da cidade é bem pequeno. Em aproximadamente 3 horas conseguimos passear, tirar muitas fotos das ruazinhas tipicamente europeias, andar pelo calçadão do porto, entrar em algumas das muitas lojinhas de lembrancinhas e conhecer uma fábrica de queijo, que também funciona como museu. Eu adorei passar por lá porque antes de escolher um queijo para comprar, pudemos provar vários tipos. Hehehe… uma delícia!

Zaanse Schans

Os moinhos de vento estão espalhados por toda a Holanda. Estando lá, no entanto, descobrimos que apenas algumas regiões abrigam vários deles juntos. E uma dessas regiões é Zaanse Schans.

Quando cheguei na região tive uma sensação engraçada, como se estivesse num típico cenário dos séculos 18 ou 19. Isso porque as casas, os moinhos e os armazéns possuem características antigas bastante preservadas. Ali era um importante centro industrial e os moinhos eram utilizados para a produção de óleo de linhaça, mostarda, papel e outros produtos.

Para visitar a região onde os moinhos estão localizados não é preciso pagar nada. Porém, alguns desses moinhos cobram 4€ a entrada, e outros, que hoje funcionam como lojas, é claro, não cobram.

Simonehoeve

Queríamos muito conhecer uma loja de tamancos holandeses, mas como não teríamos tempo de ir até Marken, nossa última parada foi na pequena loja/fábrica Simonehoeve, que fica em Katwoude, ao lado de Volendam – que tínhamos acabado de visitar. Assim que chegamos na fábrica, fomos recebidos por uma senhora muito simpática que, na primeira parte do roteiro, falava também sobre queijos, pois além dos tamancos, eles também produziam e vendiam muitos tipos de queijos no local.
Já na parte de fabricação dos tamancos, vimos um pequeno museu onde estão expostos diferentes tipos de tamancos usados e a evolução do calçado ao longo dos anos.

É incrível que tenhamos conseguido visitar tantos lugares em um único dia, não é!? Especialmente porque estão em locais diferentes. Mas a verdade é que tudo ali é muito pertinho, e estando de carro tudo fica mais fácil e rápido. Esse passeio também dá pra fazer com transporte público. Veja só:
Não há trens para Volendam, mas você pode pegar um ônibus das empresas RNET e EBS ao lado da Central Station em Amsterdam. A passagem custa em torno de 10€ por pessoa e dura aproximadamente 30 minutos.

Ainda não leu o post sobre Amsterdam? Clica aqui e confira.

Beijos e até o próximo post! 😉

postado por
Cleide
Paulistana de 28 anos residente em Tóquio. Começou sua jornada de descobertas na Europa, mas atualmente explora as diversidades do maior continente da terra, a Ásia!
Conhece alguém que também gostaria de ler essa postagem?
Compartilhe esse amorzinho!